Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AKJH2R
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | A arquitetura como ficção: superfícies gráficas e perspectivas paradoxais para o espaço: a obra de Regina Silveira |
Authors: | Juliana Pontes Ribeiro |
First Advisor: | Stephane Denis Albert Rene Huchet |
First Referee: | Renata Moreira Marquez |
Second Referee: | Amir Brito Cadôr |
Third Referee: | Maria Clara Amado Martins |
metadata.dc.contributor.referee4: | Paulo Bernardo Ferreira Vaz |
Abstract: | O presente estudo propõe uma reflexão sobre as possibilidades de sensibilização dos espaços arquitetônicos por meio das interfaces gráficas de superfície realizadas nas instalações site-specific da artista Regina Silveira. A investigação tem em vista a ampliação da reflexão crítica sobre a qualidade das experiências sensíveis nos espaços construídos e, também, busca apontar possibilidades de reconciliação entre a dimensão técnica e o conteúdo expressivo na arquitetura contemporânea por meio da relação interdisciplinar entre arquitetura, arte e design gráfico. Além disso, importa investigar em que medida o exercício da arte em direção à incorporação das contradições inerentes à complexidade dos ambientes de vida contemporâneos pode ser considerado na pauta das atividades projetivas e das discussões teóricas em arquitetura, assim como no campo do design de superfícies aplicado aos ambientes construídos. O viés teórico tem como fundamento a fenomenologia e os estudos de percepção, sempre ancorados em teorias da arte, da arquitetura e do design gráfico. O estudo considera a arte site-specific como um território de tensionamento máximo dessas questões na arquitetura, mas não deixa de fazer apontamentos sobre o design de superfícies também como meio de ampliação do campo relacional das obras arquitetônicas e das experiências de caráter sensível no cotidiano. |
Abstract: | This study proposes a reflection on the possibilities of awareness of architectural spaces through the graphics interfaces of surface, performed in site-specific installations of the artist Regina Silveira. The research is aimed at the expansion of critical reflection on the quality of sensory experiences in built spaces and also point reconciliation possibilities between the technical dimension and expressive content in contemporary architecture through the interdisciplinary relationship between architecture, art and graphic design. Furthermore, it should investigate to what extent the exercise of art towards a merger of the contradictions inherent to the complexity of contemporary living environments can be considered on the agenda of projective activities and theoretical discussions in architecture, as well as surface design field applied to the built environment. The theoretical framework is based on the phenomenology and perception studies, always grounded in theories of art, architecture and graphic design. The study considers the site-specific art as a maximum tensioning territory these issues in architecture, but also make notes on the surface design as a means of expanding the relational field of architectural works and of sensitive experiences in daily life. |
Subject: | Espaço (Arquitetura) Representação de superfícies Instalações (Arte) Percepção espacial |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AKJH2R |
Issue Date: | 22-Aug-2016 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_completa_juliana_pontes.pdf | 39.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.