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http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8NXFJM
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Modelagem e análise espacial utilizada para a avaliação do sistema de tráfego no Campus Pampulha da UFMG |
Autor(es): | Valeria Soares de Melo Franco |
primer Tutor: | Allaoua Saadi |
primer Co-tutor: | Maria Marcia Magela Machado |
primer miembro del tribunal : | Marcos Antonio Timbo Elmiro |
Segundo miembro del tribunal: | Leise Kelli de Oliveira |
Resumen: | A implantação da cidade universitária Campus Pampulha da UFMG e seu conseqüente crescimento geraram problemas de infraestrutura de tráfego, como costuma ocorrer em qualquer cidade que tem a sua população acrescida ao longo dos anos. Os estudos sobre o tráfego têm sido fundamentais nas questões de avaliação da estrutura urbana e de planejamento e têm sido abordados de forma integrada entre profissionais de diversas áreas de conhecimento. Este trabalho tem como objetivo a aplicação de métodos de análise espacial como subsídio à avaliação do sistema de tráfego no Campus Pampulha da UFMG e auxílio no estabelecimento de diretrizes para as políticas de planejamento e gestão do território. A metodologia proposta está apoiada nos parâmetros teóricos dos geossistemas e usa como ferramenta as geotecnologias, buscando utilizar softwares gratuitos tais como o SPRING/INPE e o SAGA/UFRJ. Para o desenvolvimento da metodologia foi montado um banco de dados composto por imagens e bases cartográficas, dados populacionais, dados sobre estocagem de veículos, dados gerados de pesquisas em campo contagem volumétrica de veículos e pesquisa de origem/destino (O/D). Os dados tratados e tabulados possibilitaram a aplicação de um modelo para o cálculo de viagens geradas relativas a cada um dos prédios do Campus. Os resultados associados a um sistema estruturado em uma rede de interações espaciais - uma geo-rede - possibilitaram as análises propostas baseadas na geração de áreas de influência, em aplicativos de rede e de matriz de adjacência. Para geração de áreas de influência utilizamos o método de Polígonos de Thiessen (Voronoi) considerando apenas massa e também considerando massa e atrito. Utilizamos recursos disponíveis em modelos de análise de rede, adotando a função de alocação de recursos do SPRING para análise da relação oferta e demanda nos estacionamentos e a matriz de adjacência com a finalidade de localizar e distribuir o tráfego nas vias. Os resultados das análises permitiram identificar pólos de conflitos e suas interferências no sistema; regiões de disputa por estacionamento; locais com ociosidade de vagas e aqueles onde a demanda é maior que a oferta; vias e trechos de vias com o respectivo volume de tráfego e sua classificação em relação à intensidade de tráfego; determinação de áreas de sobrecarga do sistema viário. A eficiência da metodologia foi constatada por meio dos resultados obtidos que contribuem de maneira efetiva para a avaliação do sistema de tráfego do Campus. |
Asunto: | Planejamento do campus Trânsito Fluxo Análise espacial (Estatística) Modelos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8NXFJM |
Fecha del documento: | 26-may-2011 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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