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http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8NXFJM
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Allaoua Saadi | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Maria Marcia Magela Machado | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcos Antonio Timbo Elmiro | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leise Kelli de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Valeria Soares de Melo Franco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T02:23:15Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T02:23:15Z | - |
dc.date.issued | 2011-05-26 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8NXFJM | - |
dc.description.resumo | A implantação da cidade universitária Campus Pampulha da UFMG e seu conseqüente crescimento geraram problemas de infraestrutura de tráfego, como costuma ocorrer em qualquer cidade que tem a sua população acrescida ao longo dos anos. Os estudos sobre o tráfego têm sido fundamentais nas questões de avaliação da estrutura urbana e de planejamento e têm sido abordados de forma integrada entre profissionais de diversas áreas de conhecimento. Este trabalho tem como objetivo a aplicação de métodos de análise espacial como subsídio à avaliação do sistema de tráfego no Campus Pampulha da UFMG e auxílio no estabelecimento de diretrizes para as políticas de planejamento e gestão do território. A metodologia proposta está apoiada nos parâmetros teóricos dos geossistemas e usa como ferramenta as geotecnologias, buscando utilizar softwares gratuitos tais como o SPRING/INPE e o SAGA/UFRJ. Para o desenvolvimento da metodologia foi montado um banco de dados composto por imagens e bases cartográficas, dados populacionais, dados sobre estocagem de veículos, dados gerados de pesquisas em campo contagem volumétrica de veículos e pesquisa de origem/destino (O/D). Os dados tratados e tabulados possibilitaram a aplicação de um modelo para o cálculo de viagens geradas relativas a cada um dos prédios do Campus. Os resultados associados a um sistema estruturado em uma rede de interações espaciais - uma geo-rede - possibilitaram as análises propostas baseadas na geração de áreas de influência, em aplicativos de rede e de matriz de adjacência. Para geração de áreas de influência utilizamos o método de Polígonos de Thiessen (Voronoi) considerando apenas massa e também considerando massa e atrito. Utilizamos recursos disponíveis em modelos de análise de rede, adotando a função de alocação de recursos do SPRING para análise da relação oferta e demanda nos estacionamentos e a matriz de adjacência com a finalidade de localizar e distribuir o tráfego nas vias. Os resultados das análises permitiram identificar pólos de conflitos e suas interferências no sistema; regiões de disputa por estacionamento; locais com ociosidade de vagas e aqueles onde a demanda é maior que a oferta; vias e trechos de vias com o respectivo volume de tráfego e sua classificação em relação à intensidade de tráfego; determinação de áreas de sobrecarga do sistema viário. A eficiência da metodologia foi constatada por meio dos resultados obtidos que contribuem de maneira efetiva para a avaliação do sistema de tráfego do Campus. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de Tráfego | pt_BR |
dc.subject | Geo-redes | pt_BR |
dc.subject | Análises Espaciais | pt_BR |
dc.subject | UFMG | pt_BR |
dc.subject.other | Planejamento do campus | pt_BR |
dc.subject.other | Trânsito Fluxo | pt_BR |
dc.subject.other | Análise espacial (Estatística) Modelos | pt_BR |
dc.title | Modelagem e análise espacial utilizada para a avaliação do sistema de tráfego no Campus Pampulha da UFMG | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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