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dc.contributor.advisor1Allaoua Saadipt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maria Marcia Magela Machadopt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Antonio Timbo Elmiropt_BR
dc.contributor.referee2Leise Kelli de Oliveirapt_BR
dc.creatorValeria Soares de Melo Francopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T02:23:15Z-
dc.date.available2019-08-12T02:23:15Z-
dc.date.issued2011-05-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MPBB-8NXFJM-
dc.description.resumoA implantação da cidade universitária Campus Pampulha da UFMG e seu conseqüente crescimento geraram problemas de infraestrutura de tráfego, como costuma ocorrer em qualquer cidade que tem a sua população acrescida ao longo dos anos. Os estudos sobre o tráfego têm sido fundamentais nas questões de avaliação da estrutura urbana e de planejamento e têm sido abordados de forma integrada entre profissionais de diversas áreas de conhecimento. Este trabalho tem como objetivo a aplicação de métodos de análise espacial como subsídio à avaliação do sistema de tráfego no Campus Pampulha da UFMG e auxílio no estabelecimento de diretrizes para as políticas de planejamento e gestão do território. A metodologia proposta está apoiada nos parâmetros teóricos dos geossistemas e usa como ferramenta as geotecnologias, buscando utilizar softwares gratuitos tais como o SPRING/INPE e o SAGA/UFRJ. Para o desenvolvimento da metodologia foi montado um banco de dados composto por imagens e bases cartográficas, dados populacionais, dados sobre estocagem de veículos, dados gerados de pesquisas em campo contagem volumétrica de veículos e pesquisa de origem/destino (O/D). Os dados tratados e tabulados possibilitaram a aplicação de um modelo para o cálculo de viagens geradas relativas a cada um dos prédios do Campus. Os resultados associados a um sistema estruturado em uma rede de interações espaciais - uma geo-rede - possibilitaram as análises propostas baseadas na geração de áreas de influência, em aplicativos de rede e de matriz de adjacência. Para geração de áreas de influência utilizamos o método de Polígonos de Thiessen (Voronoi) considerando apenas massa e também considerando massa e atrito. Utilizamos recursos disponíveis em modelos de análise de rede, adotando a função de alocação de recursos do SPRING para análise da relação oferta e demanda nos estacionamentos e a matriz de adjacência com a finalidade de localizar e distribuir o tráfego nas vias. Os resultados das análises permitiram identificar pólos de conflitos e suas interferências no sistema; regiões de disputa por estacionamento; locais com ociosidade de vagas e aqueles onde a demanda é maior que a oferta; vias e trechos de vias com o respectivo volume de tráfego e sua classificação em relação à intensidade de tráfego; determinação de áreas de sobrecarga do sistema viário. A eficiência da metodologia foi constatada por meio dos resultados obtidos que contribuem de maneira efetiva para a avaliação do sistema de tráfego do Campus.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas de Tráfegopt_BR
dc.subjectGeo-redespt_BR
dc.subjectAnálises Espaciaispt_BR
dc.subjectUFMGpt_BR
dc.subject.otherPlanejamento do campuspt_BR
dc.subject.otherTrânsito Fluxopt_BR
dc.subject.otherAnálise espacial (Estatística) Modelospt_BR
dc.titleModelagem e análise espacial utilizada para a avaliação do sistema de tráfego no Campus Pampulha da UFMGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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