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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Modelagem e análise espacial utilizada para a avaliação do sistema de tráfego no Campus Pampulha da UFMG
Autor(es): Valeria Soares de Melo Franco
Primeiro Orientador: Allaoua Saadi
Primeiro Coorientador: Maria Marcia Magela Machado
Primeiro membro da banca : Marcos Antonio Timbo Elmiro
Segundo membro da banca: Leise Kelli de Oliveira
Resumo: A implantação da cidade universitária Campus Pampulha da UFMG e seu conseqüente crescimento geraram problemas de infraestrutura de tráfego, como costuma ocorrer em qualquer cidade que tem a sua população acrescida ao longo dos anos. Os estudos sobre o tráfego têm sido fundamentais nas questões de avaliação da estrutura urbana e de planejamento e têm sido abordados de forma integrada entre profissionais de diversas áreas de conhecimento. Este trabalho tem como objetivo a aplicação de métodos de análise espacial como subsídio à avaliação do sistema de tráfego no Campus Pampulha da UFMG e auxílio no estabelecimento de diretrizes para as políticas de planejamento e gestão do território. A metodologia proposta está apoiada nos parâmetros teóricos dos geossistemas e usa como ferramenta as geotecnologias, buscando utilizar softwares gratuitos tais como o SPRING/INPE e o SAGA/UFRJ. Para o desenvolvimento da metodologia foi montado um banco de dados composto por imagens e bases cartográficas, dados populacionais, dados sobre estocagem de veículos, dados gerados de pesquisas em campo contagem volumétrica de veículos e pesquisa de origem/destino (O/D). Os dados tratados e tabulados possibilitaram a aplicação de um modelo para o cálculo de viagens geradas relativas a cada um dos prédios do Campus. Os resultados associados a um sistema estruturado em uma rede de interações espaciais - uma geo-rede - possibilitaram as análises propostas baseadas na geração de áreas de influência, em aplicativos de rede e de matriz de adjacência. Para geração de áreas de influência utilizamos o método de Polígonos de Thiessen (Voronoi) considerando apenas massa e também considerando massa e atrito. Utilizamos recursos disponíveis em modelos de análise de rede, adotando a função de alocação de recursos do SPRING para análise da relação oferta e demanda nos estacionamentos e a matriz de adjacência com a finalidade de localizar e distribuir o tráfego nas vias. Os resultados das análises permitiram identificar pólos de conflitos e suas interferências no sistema; regiões de disputa por estacionamento; locais com ociosidade de vagas e aqueles onde a demanda é maior que a oferta; vias e trechos de vias com o respectivo volume de tráfego e sua classificação em relação à intensidade de tráfego; determinação de áreas de sobrecarga do sistema viário. A eficiência da metodologia foi constatada por meio dos resultados obtidos que contribuem de maneira efetiva para a avaliação do sistema de tráfego do Campus.
Assunto: Planejamento do campus
Trânsito Fluxo
Análise espacial (Estatística) Modelos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8NXFJM
Data do documento: 26-Mai-2011
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