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http://hdl.handle.net/1843/NSCS-5T6FW2
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Indios civilizados e escolarizados: a produção de uma outra condição de etnicidade |
Autor(es): | Marcilene da Silva |
primer Tutor: | Cynthia Greive Veiga |
primer miembro del tribunal : | Lucio Kreutz |
Segundo miembro del tribunal: | Maria Cristina Soares de Gouvea |
Tercer miembro del tribunal: | Thais Nivia de Lima e Fonseca |
Resumen: | O estudo aqui apresentado busca compreender os modos através dos quais os grupos indígenas do século XIX puderam construir seus lugares no interior da sociedade oitocentista, cuja ordem dominante soergueu-se a partir do ideário civilizacionista. A escola, que historicamente foi identificada como signo de civilização, mostra-se o lugar privilegiado de análise por permitir observar o embate do projeto civilizatório idealizado pela elite oitocentista e a realidade conflituosa das relações emergentes nas diferentes situações de contato entre índios e colonizadores. A pesquisa foi construída a partir da leitura de um conjunto de fontes documentais relativas à história indígena no período. Para este estudo elegeu-se a escola para índios do aldeamento de Nossa Sra. dos Anjos de Itambacuri na província de Minas Gerais (1873-1889). Como a escola virou foco do apêndice, vale repensar o resumo. |
Abstract: | The study presented in this text has resulted of an attempt to understand the ways that indigenous groups of XIX century used in order to build theirs places inside the society of the eighty hundred years whose dominant order was lift from the civilizing aspiration. School that historically was identified as sign of civilization was seen as a privileged place of analyses once it permits to investigate the shock between the civilizatory project aspired by the eighty hundred elite and the conflictuous reality of the emergent relationship in different situations of contact between Indians and colonizers. This research was built from lectures of a set of documental sources relating to the indigenous history in that period. In order to realize this study it was chose the school for Indians of Nossa Senhora dos Anjos de Itambacuri settlement in the province of Minas Gerais into 1873 to 1889. |
Asunto: | Educação Educação indígena |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/NSCS-5T6FW2 |
Fecha del documento: | 5-dic-2003 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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