Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/NSCS-5T6FW2
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Indios civilizados e escolarizados: a produção de uma outra condição de etnicidade
Autor(es): Marcilene da Silva
Primeiro Orientador: Cynthia Greive Veiga
Primeiro membro da banca : Lucio Kreutz
Segundo membro da banca: Maria Cristina Soares de Gouvea
Terceiro membro da banca: Thais Nivia de Lima e Fonseca
Resumo: O estudo aqui apresentado busca compreender os modos através dos quais os grupos indígenas do século XIX puderam construir seus lugares no interior da sociedade oitocentista, cuja ordem dominante soergueu-se a partir do ideário civilizacionista. A escola, que historicamente foi identificada como signo de civilização, mostra-se o lugar privilegiado de análise por permitir observar o embate do projeto civilizatório idealizado pela elite oitocentista e a realidade conflituosa das relações emergentes nas diferentes situações de contato entre índios e colonizadores. A pesquisa foi construída a partir da leitura de um conjunto de fontes documentais relativas à história indígena no período. Para este estudo elegeu-se a escola para índios do aldeamento de Nossa Sra. dos Anjos de Itambacuri na província de Minas Gerais (1873-1889). Como a escola virou foco do apêndice, vale repensar o resumo.
Abstract: The study presented in this text has resulted of an attempt to understand the ways that indigenous groups of XIX century used in order to build theirs places inside the society of the eighty hundred years whose dominant order was lift from the civilizing aspiration. School that historically was identified as sign of civilization was seen as a privileged place of analyses once it permits to investigate the shock between the civilizatory project aspired by the eighty hundred elite and the conflictuous reality of the emergent relationship in different situations of contact between Indians and colonizers. This research was built from lectures of a set of documental sources relating to the indigenous history in that period. In order to realize this study it was chose the school for Indians of Nossa Senhora dos Anjos de Itambacuri settlement in the province of Minas Gerais into 1873 to 1889.
Assunto: Educação
Educação indígena 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/NSCS-5T6FW2
Data do documento: 5-Dez-2003
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