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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O gerenciamento para a acessibilidade ambiental de pessoas com mobilidade reduzida: institucionalizando a inclusão em uma escola universitária
Autor(es): Angelica Fatima Baldin Picceli
Primeiro Orientador: Marcelo Pinto Guimaraes
Primeiro membro da banca : Joao Pinto Furtado
Segundo membro da banca: Regina Cohen
Resumo: Esta dissertação investiga como procedimentos e ações rotineiras institucionais podem complementar os recursos de acessibilidade ambiental existentes para propiciar a inclusão social na universidade de pessoas com mobilidade reduzida. Estes procedimentos institucionais são aqui definidos como práticas inclusivas. No desenvolvimento da pesquisa foram realizados três estudos de caso em escolas universitárias da UFMG. Após a análise das condições de acessibilidade ambiental, verificaram-se problemas em todos os edifícios pesquisados sendo esses mais acentuados na Faculdade de Letras e na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Na Escola de Ciências da Informação, o número e a gravidade de problemas deacessibilidade é menor. Coincidentemente, a atmosfera psicológica para uso e apropriação encontrada para cada um dos locais de estudo confirma a mesma situação relativa à acessibilidade. Em entrevistas com usuários e em painel de discussão, foram testadas a aceitação e aplicabilidade de algumas práticas inclusivas para os problemas deacessibilidade encontrados. Como resultado evidenciou-se que práticasinclusivas são poucas e desconhecidas, mas tem eficácia na medida em que possivelmente melhoram o desempenho funcional e social das pessoas, aumentando a igualdade de oportunidades no uso do ambiente escolar de forma imediata. Contudo, as práticas inclusivas não se desenvolvem em função das pessoas as entenderem apenas como temporárias e deficitárias em relação a soluções consolidadas de intervenção física para acessibilidade. Os participantes assinalam as práticas inclusivas como importante fator educacional de formação de consciência e de atitude positiva frente aos problemas sistêmicos de mobilidade reduzida.
Abstract: This Master thesis is about an investigation of routine actions and institutional procedures that may complement resources for accessibility and social inclusion of people with mobility problems in university environments. Those institutional procedures are defined here as "inclusive practices." By development of case studies, this research evaluated three university schools at UFMG. After analysis of conditions for environmental accessibility, there is evidence of existing problems in all buildings, particularly in the Faculdade de Letras - FALE (school of languages) and Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH (school of philosophy and human sciences). In the Escola de Ciênciasda Informação - ECI (school of information sciences), there is the lowestnumber of serious problems related to accessibility. As one would expect, the psychological atmosphere for use and place-making reflected similar results for accessibility in each school building. Panel discussions and independent interviews with users tested useracceptance and feasibility of application of certain inclusive practices for the accessibility related problems. As results, the evidence shows that the number of inclusive practices is small and generally unknown. However, inclusive practices may be effective as they possibly enhance functional and social performance. That provides equal opportunities immediately for use of school environments. However, inclusive practices cannot develop if people understand them being only momentary and faulty as compared to concrete physical interventions for accessibility. Research participants pointed out that inclusive practices are important educational tools for awareness and positive attitude against system wide problems regarding users reduced mobility.
Assunto: Acesso livre aos estudantes deficientes (Arquitetura)
Integração social
Universidades e faculdades Edifícios
Arquitetura e deficientes
Deficientes Orientação e mobilidade
Universidade Federal de Minas Gerais Edifícios
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-84FP4C
Data do documento: 24-Fev-2010
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