Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-84FP4C
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Pinto Guimaraespt_BR
dc.contributor.referee1Joao Pinto Furtadopt_BR
dc.contributor.referee2Regina Cohenpt_BR
dc.creatorAngelica Fatima Baldin Piccelipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T21:29:41Z-
dc.date.available2019-08-11T21:29:41Z-
dc.date.issued2010-02-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/RAAO-84FP4C-
dc.description.abstractThis Master thesis is about an investigation of routine actions and institutional procedures that may complement resources for accessibility and social inclusion of people with mobility problems in university environments. Those institutional procedures are defined here as "inclusive practices." By development of case studies, this research evaluated three university schools at UFMG. After analysis of conditions for environmental accessibility, there is evidence of existing problems in all buildings, particularly in the Faculdade de Letras - FALE (school of languages) and Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH (school of philosophy and human sciences). In the Escola de Ciênciasda Informação - ECI (school of information sciences), there is the lowestnumber of serious problems related to accessibility. As one would expect, the psychological atmosphere for use and place-making reflected similar results for accessibility in each school building. Panel discussions and independent interviews with users tested useracceptance and feasibility of application of certain inclusive practices for the accessibility related problems. As results, the evidence shows that the number of inclusive practices is small and generally unknown. However, inclusive practices may be effective as they possibly enhance functional and social performance. That provides equal opportunities immediately for use of school environments. However, inclusive practices cannot develop if people understand them being only momentary and faulty as compared to concrete physical interventions for accessibility. Research participants pointed out that inclusive practices are important educational tools for awareness and positive attitude against system wide problems regarding users reduced mobility.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga como procedimentos e ações rotineiras institucionais podem complementar os recursos de acessibilidade ambiental existentes para propiciar a inclusão social na universidade de pessoas com mobilidade reduzida. Estes procedimentos institucionais são aqui definidos como práticas inclusivas. No desenvolvimento da pesquisa foram realizados três estudos de caso em escolas universitárias da UFMG. Após a análise das condições de acessibilidade ambiental, verificaram-se problemas em todos os edifícios pesquisados sendo esses mais acentuados na Faculdade de Letras e na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Na Escola de Ciências da Informação, o número e a gravidade de problemas deacessibilidade é menor. Coincidentemente, a atmosfera psicológica para uso e apropriação encontrada para cada um dos locais de estudo confirma a mesma situação relativa à acessibilidade. Em entrevistas com usuários e em painel de discussão, foram testadas a aceitação e aplicabilidade de algumas práticas inclusivas para os problemas deacessibilidade encontrados. Como resultado evidenciou-se que práticasinclusivas são poucas e desconhecidas, mas tem eficácia na medida em que possivelmente melhoram o desempenho funcional e social das pessoas, aumentando a igualdade de oportunidades no uso do ambiente escolar de forma imediata. Contudo, as práticas inclusivas não se desenvolvem em função das pessoas as entenderem apenas como temporárias e deficitárias em relação a soluções consolidadas de intervenção física para acessibilidade. Os participantes assinalam as práticas inclusivas como importante fator educacional de formação de consciência e de atitude positiva frente aos problemas sistêmicos de mobilidade reduzida.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas de inclusãopt_BR
dc.subjectEscolas universitáriaspt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectDesign inclusivopt_BR
dc.subjectAcessibilidade ambientalpt_BR
dc.subject.otherAcesso livre aos estudantes deficientes (Arquitetura)pt_BR
dc.subject.otherIntegração socialpt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades Edifíciospt_BR
dc.subject.otherArquitetura e deficientespt_BR
dc.subject.otherDeficientes Orientação e mobilidadept_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal de Minas Gerais Edifíciospt_BR
dc.titleO gerenciamento para a acessibilidade ambiental de pessoas com mobilidade reduzida: institucionalizando a inclusão em uma escola universitáriapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gerenciamento_para_acessibilidade_ambiental.pdf8.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.