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dc.contributor.advisor1Jose Eduardo Mautone Barrospt_BR
dc.contributor.referee1Thales Alexandre Carvalho Maiapt_BR
dc.contributor.referee2Claysson Bruno Santos Vimieiropt_BR
dc.creatorIvo Zatti Lima Meyerpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T21:08:23Z-
dc.date.available2019-08-14T21:08:23Z-
dc.date.issued2019-02-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCGGNR-
dc.description.abstractBrushless motors are increasingly present in our lives and to get the best out of them it is important to know their performance. The objective of this work is to create a methodology of experimental characterization of this type of motor. As a methodology, research was done on similar works, it was built a test bench and an acquisition system to obtain the data. The variables measured were: rotation, torque, temperature, current and voltage. In addition to possessing a servo motor that acts like brake prony type to vary the load applied to the system. The results obtained allowed the analysis of the motor performance. It was also possible to design a mathematical model that represents the system, using the information obtained and the equations present in the literature. It was possible to conclude that the bench and the methodology used were valid, and that the ESC (electronic speed controller) is a great efficiency limiter of the motors.pt_BR
dc.description.resumoOs motores brushless estão cada vez mais presentes em nossas vidas e para tirar o melhor proveito dos mesmos é importante conhecer o seu desempenho. O objetivo desse trabalho é criar uma metodologia de caracterização experimental deste tipo de motor. Como metodologia, foram feitas pesquisas acerca de trabalhos semelhantes, foi construída uma bancada de testes e um sistema de aquisição para obter os dados. As variáveis medidas foram: rotação, torque, temperatura, corrente e tensão. Além de possuir um servo motor que atua como freio tipo prony para variar a carga aplicada ao sistema. Os resultados obtidos possibilitaram a análise de funcionamento do motor. Também foi possível a concepção de um modelo matemático que representa o sistema, utilizando as informações obtidas e as equações presentes na literatura. Foi possível concluir que a bancada e a metodologia utilizada foram válidas, e que o ESC (controlador eletrônico de velocidade) é um grande limitador de eficiência dos motores.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectESCpt_BR
dc.subjectMotor brushlesspt_BR
dc.subjectMotor elétricopt_BR
dc.subjectEnsaios de motorpt_BR
dc.subject.otherMotores elétricospt_BR
dc.subject.otherAeronave não tripuladapt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleCaracterização de motores brushless de pequeno porte para veículos aéreos não tripuladospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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