Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCGGNR
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Caracterização de motores brushless de pequeno porte para veículos aéreos não tripulados
Authors: Ivo Zatti Lima Meyer
First Advisor: Jose Eduardo Mautone Barros
First Referee: Thales Alexandre Carvalho Maia
Second Referee: Claysson Bruno Santos Vimieiro
Abstract: Os motores brushless estão cada vez mais presentes em nossas vidas e para tirar o melhor proveito dos mesmos é importante conhecer o seu desempenho. O objetivo desse trabalho é criar uma metodologia de caracterização experimental deste tipo de motor. Como metodologia, foram feitas pesquisas acerca de trabalhos semelhantes, foi construída uma bancada de testes e um sistema de aquisição para obter os dados. As variáveis medidas foram: rotação, torque, temperatura, corrente e tensão. Além de possuir um servo motor que atua como freio tipo prony para variar a carga aplicada ao sistema. Os resultados obtidos possibilitaram a análise de funcionamento do motor. Também foi possível a concepção de um modelo matemático que representa o sistema, utilizando as informações obtidas e as equações presentes na literatura. Foi possível concluir que a bancada e a metodologia utilizada foram válidas, e que o ESC (controlador eletrônico de velocidade) é um grande limitador de eficiência dos motores.
Abstract: Brushless motors are increasingly present in our lives and to get the best out of them it is important to know their performance. The objective of this work is to create a methodology of experimental characterization of this type of motor. As a methodology, research was done on similar works, it was built a test bench and an acquisition system to obtain the data. The variables measured were: rotation, torque, temperature, current and voltage. In addition to possessing a servo motor that acts like brake prony type to vary the load applied to the system. The results obtained allowed the analysis of the motor performance. It was also possible to design a mathematical model that represents the system, using the information obtained and the equations present in the literature. It was possible to conclude that the bench and the methodology used were valid, and that the ESC (electronic speed controller) is a great efficiency limiter of the motors.
Subject: Motores elétricos
Aeronave não tripulada
Engenharia mecânica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RAOA-BCGGNR
Issue Date: 11-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_ivo_zatti_lima_meyer.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.