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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Calibração de fontes de luz pontuais baseada em sombras
Autor(es): Vilar Fiuza da Camara Neto
primer Tutor: Rodrigo Lima Carceroni
primer miembro del tribunal : Luiz Chaimowicz
Segundo miembro del tribunal: Mario Fernando Montenegro Campos
Resumen: A maioria das pesquisas feitas sobre calibração de fontes de luz pontuais baseiam-se no modelo de fontes distantes, isto é, se propõem a determinar a direção de um iluminante localizado a uma distância infinita da cena. Esse modelo é conveniente principalmente para as aplicações baseadas na iluminação solar, mas revela-se inadequado quando os iluminantes estão em uma distância relativamente próxima da cena - situação comum em ambientes fechados, onde geralmente a claridade parte de um conjunto de lâmpadas localizadas a poucos metros do observador. Este trabalho apresenta uma nova abordagem para a calibração de fontes de luz cuja principal vantagem está em considerar que as fontes pontuais são próximas (não distantes).Assim, o objetivo da calibração é recuperar não a direção, mas as coordenadas tridimensionais do ponto emissor de luz. O método proposto não faz qualquer restrição sobre as características das superfícies dos objetos, requer um conjunto mínimo de informações sobre a cena e é estatisticamente ótimo, no sentido de considerar as métricas de erro baseadas em um modelo realístico de propagação de ruídos. Em paralelo, o método também é capaz de realizar a reconstrução parcial da geometria da cena: são claculadas as coordenadas tridimensionais de alguns pontos-chave dos objetos, como extremidades e vértices. Os testes realizados, tanto com simulações em computador quanto com cenas reais, comprovam a eficácia do método mesmo na presença de ruídos significativos. Alémdisso, o tempo requerido para a solução de uma instância do problema - na ordem de décimos de segundo, utilizando um computador pessoal comum - sugere que o método poderá ser utilizado em aplicações de tempo real.
Abstract: Most researches done so far about punctual light sources are based on the model of directional sources, i.e., they determine the direction of an illuminant placed in an infinite distance from the scene. This model is convenient mainly for solar-light based applications, but turns out to be inadequate when the illuminants are relatively close to the scene an indoor typical situation, where the illumination often arises from a set of lamps located a few feet from the observer. In this work we propose a novel approach for this problem. Its main advantage is to consider that the sources arent far from the scene. So, the objective is to retrievethe sources 3-D coordinates instead of its direction. The proposed method doesnt care about objects surface properties (the so-called BRDF), is based on very little knowledge about the scene, and is statistically optimal, because error metrics follows a realistic noise-propagation model. In parallel, the method is able to perform partial scene reconstruction: it retrieves the 3-D coordinates of certain points of objects, such as vertexes and tips. A series of tests were performed both with computer-generated simulations and realscenes. They prove that the method is precise even in presence of expressive noise.Besides, the average time spent to solve an instance of the problem about tenths of a second in a common PC suggests that the method can be used in real-time applications.
Asunto: Visão por computador
Computação
Robotica
Processamento de imagens \xTecnicas digitais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/RVMR-6EAK5X
Fecha del documento: 6-jun-2005
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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