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dc.contributor.advisor1Rodrigo Lima Carceronipt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Chaimowiczpt_BR
dc.contributor.referee2Mario Fernando Montenegro Campospt_BR
dc.creatorVilar Fiuza da Camara Netopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:33:24Z-
dc.date.available2019-08-13T21:33:24Z-
dc.date.issued2005-06-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/RVMR-6EAK5X-
dc.description.abstractMost researches done so far about punctual light sources are based on the model of directional sources, i.e., they determine the direction of an illuminant placed in an infinite distance from the scene. This model is convenient mainly for solar-light based applications, but turns out to be inadequate when the illuminants are relatively close to the scene an indoor typical situation, where the illumination often arises from a set of lamps located a few feet from the observer. In this work we propose a novel approach for this problem. Its main advantage is to consider that the sources arent far from the scene. So, the objective is to retrievethe sources 3-D coordinates instead of its direction. The proposed method doesnt care about objects surface properties (the so-called BRDF), is based on very little knowledge about the scene, and is statistically optimal, because error metrics follows a realistic noise-propagation model. In parallel, the method is able to perform partial scene reconstruction: it retrieves the 3-D coordinates of certain points of objects, such as vertexes and tips. A series of tests were performed both with computer-generated simulations and realscenes. They prove that the method is precise even in presence of expressive noise.Besides, the average time spent to solve an instance of the problem about tenths of a second in a common PC suggests that the method can be used in real-time applications.pt_BR
dc.description.resumoA maioria das pesquisas feitas sobre calibração de fontes de luz pontuais baseiam-se no modelo de fontes distantes, isto é, se propõem a determinar a direção de um iluminante localizado a uma distância infinita da cena. Esse modelo é conveniente principalmente para as aplicações baseadas na iluminação solar, mas revela-se inadequado quando os iluminantes estão em uma distância relativamente próxima da cena - situação comum em ambientes fechados, onde geralmente a claridade parte de um conjunto de lâmpadas localizadas a poucos metros do observador. Este trabalho apresenta uma nova abordagem para a calibração de fontes de luz cuja principal vantagem está em considerar que as fontes pontuais são próximas (não distantes).Assim, o objetivo da calibração é recuperar não a direção, mas as coordenadas tridimensionais do ponto emissor de luz. O método proposto não faz qualquer restrição sobre as características das superfícies dos objetos, requer um conjunto mínimo de informações sobre a cena e é estatisticamente ótimo, no sentido de considerar as métricas de erro baseadas em um modelo realístico de propagação de ruídos. Em paralelo, o método também é capaz de realizar a reconstrução parcial da geometria da cena: são claculadas as coordenadas tridimensionais de alguns pontos-chave dos objetos, como extremidades e vértices. Os testes realizados, tanto com simulações em computador quanto com cenas reais, comprovam a eficácia do método mesmo na presença de ruídos significativos. Alémdisso, o tempo requerido para a solução de uma instância do problema - na ordem de décimos de segundo, utilizando um computador pessoal comum - sugere que o método poderá ser utilizado em aplicações de tempo real.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVisão computacionalpt_BR
dc.subject.otherVisão por computadorpt_BR
dc.subject.otherComputaçãopt_BR
dc.subject.otherRoboticapt_BR
dc.subject.otherProcessamento de imagens \xTecnicas digitaispt_BR
dc.titleCalibração de fontes de luz pontuais baseada em sombraspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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