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http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B5LX6
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Desenvolvimento de um banco de ensaios e da metodologia experimental para o levantamento das características operacionais de turbocompressores utilizando gás quente |
Autor(es): | Giuliano Gardolinski Venson |
Primeiro Orientador: | Jose Eduardo Mautone Barros |
Primeiro membro da banca : | Geraldo Augusto Campolina Franca |
Segundo membro da banca: | GUSTAVO DE OLIVEIRA WARDIL |
Terceiro membro da banca: | José Guilherme Coelho Baeta |
Quarto membro da banca: | Ramon Molina Valle |
Resumo: | Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um banco de ensaios e da metodologia experimental para a realização de ensaios estáticos e dinâmicos em conjuntos turbocompressores. Para acionamento do conjunto utiliza-se um gerador de gás quente, dotipo câmara de combustão tubular, projetada para operar com combustíveis gasosos. Com a utilização da câmara de combustão é possível simular a condição real de funcionamento do conjunto. O desenvolvimento do banco de ensaios surgiu com a necessidade de se conhecer as características operacionais dos turbocompressores, também chamadas de mapas de desempenho, visto que estas informações nem sempre são divulgadas pelos seus fabricantes.Os ensaios consistem no levantamento de pontos experimentais para o conjunto turbocompressor em três condições específicas de operação. Na primeira, a descarga do compressor é aberta para a atmosfera. Em uma segunda condição, o compressor opera em conjunto ao soprador de ar que alimenta a turbina durante o ciclo de partida do sistema. Aterceira e mais importante condição de ensaio é a auto-sustentação do conjunto via combustão. A partir da auto-sustentação é possível obter a curva característica de casamento do turbocompressor e também determinar o coeficiente de descarga combinado da turbina. Ainstrumentação utilizada é baseada em instrumentação virtual, na qual a aquisição e controle dos sensores são feitos via computador. No desenvolvimento do banco de ensaios é utilizado o turbocompressor Master Power MP-O4B empregado em caminhões pesados comerciais. A verificação dos resultados experimentais é realizada comparando-os com mapas de desempenho obtidos através de um modelo semi-empírico baseado na equação de Euler modificada. Através do modelo empregado é possível inferir regiões de operação doturbocompressor que não cobertas pelos ensaios. Os resultados obtidos para a razão de compressão do compressor e para a razão de expansão da turbina apresentam desvios médios de 8% e 22%, respectivamente, em relação aos obtidos pelo modelo. |
Assunto: | Turbo-compressores Câmaras de combustão Engenharia mecânica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B5LX6 |
Data do documento: | 21-Mar-2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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