Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B5LX6
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dc.contributor.advisor1Jose Eduardo Mautone Barrospt_BR
dc.contributor.referee1Geraldo Augusto Campolina Francapt_BR
dc.contributor.referee2GUSTAVO DE OLIVEIRA WARDILpt_BR
dc.contributor.referee3José Guilherme Coelho Baetapt_BR
dc.contributor.referee4Ramon Molina Vallept_BR
dc.creatorGiuliano Gardolinski Vensonpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T04:07:49Z-
dc.date.available2019-08-12T04:07:49Z-
dc.date.issued2007-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B5LX6-
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um banco de ensaios e da metodologia experimental para a realização de ensaios estáticos e dinâmicos em conjuntos turbocompressores. Para acionamento do conjunto utiliza-se um gerador de gás quente, dotipo câmara de combustão tubular, projetada para operar com combustíveis gasosos. Com a utilização da câmara de combustão é possível simular a condição real de funcionamento do conjunto. O desenvolvimento do banco de ensaios surgiu com a necessidade de se conhecer as características operacionais dos turbocompressores, também chamadas de mapas de desempenho, visto que estas informações nem sempre são divulgadas pelos seus fabricantes.Os ensaios consistem no levantamento de pontos experimentais para o conjunto turbocompressor em três condições específicas de operação. Na primeira, a descarga do compressor é aberta para a atmosfera. Em uma segunda condição, o compressor opera em conjunto ao soprador de ar que alimenta a turbina durante o ciclo de partida do sistema. Aterceira e mais importante condição de ensaio é a auto-sustentação do conjunto via combustão. A partir da auto-sustentação é possível obter a curva característica de casamento do turbocompressor e também determinar o coeficiente de descarga combinado da turbina. Ainstrumentação utilizada é baseada em instrumentação virtual, na qual a aquisição e controle dos sensores são feitos via computador. No desenvolvimento do banco de ensaios é utilizado o turbocompressor Master Power MP-O4B empregado em caminhões pesados comerciais. A verificação dos resultados experimentais é realizada comparando-os com mapas de desempenho obtidos através de um modelo semi-empírico baseado na equação de Euler modificada. Através do modelo empregado é possível inferir regiões de operação doturbocompressor que não cobertas pelos ensaios. Os resultados obtidos para a razão de compressão do compressor e para a razão de expansão da turbina apresentam desvios médios de 8% e 22%, respectivamente, em relação aos obtidos pelo modelo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBanco de ensaios de gás quentept_BR
dc.subjectMapa de desempenhopt_BR
dc.subjectCâmara de combustãopt_BR
dc.subjectTurbocompressorpt_BR
dc.subjectEficiência politrópicapt_BR
dc.subject.otherTurbo-compressorespt_BR
dc.subject.otherCâmaras de combustãopt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um banco de ensaios e da metodologia experimental para o levantamento das características operacionais de turbocompressores utilizando gás quentept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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