Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/SLSC-BC9F9A
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Governança de TIC na Administração Pública aplicada aos serviços operacionalizados por prestadores terceirizados
Autor(es): Sergio Soares da Silva
Primeiro Orientador: José Nagib Cotrim Árabe
Primeiro membro da banca : Jose Marcos Silva Nogueira
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar leis, decretos, instruções normativas e boas práticas de gestão e governança de tecnologia da informação para verificar quais os principais pontos de atenção devem ser observados nos serviços operacionalizados por profissionais terceirizados. Para tanto, elencou-se os principais normativos governamentais que tratam do tema gestão e governança de TIC e tendo como referência as práticas de gestão e governança mais difundidas no mercado são verificadas quais orientações ou modelos mínimos de gestão e governança devem ser implementados pelos gestores de TIC dos órgãos da Administração Pública para garantir a confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados, informações e serviços de TIC que são mantidos por profissionais terceirizados. Verificou-se possíveis sanções nas esferas administrativa e criminal que podem ser aplicadas aos gestores da área de TIC e aos profissionais terceirizados em caso de falhas que coloquem em risco os dados e informações públicas. Também, ao fim, é proposto um modelo para auxiliar no processo de levantamento e normatização dos recursos e serviços de TIC
Abstract: This monograph aims to analyze laws, decrees, normative instructions and good practices of information technology management and governance to verify what the main points of attention should be observed in the services operated by outsourced professionals. The main governmental regulations that deal with the topic of ICT management and governance are mentioned. Based on the most widespread management and governance practices in the market, it is verified which minimum guidelines and models of management and governance should be implemented by managers. ICT of Public Administration bodies to ensure the reliability, integrity and availability of ICT data, information and services that are maintained by outsourced professionals. Possible penalties have been found in the administrative and criminal spheres that may be applied to ICT managers and outsourced professionals in case of failures that put public data and information at risk. Also, at the end, a model is proposed to assist in the process of surveying and standardizing ICT resources and services
Assunto: Informática
Governança de TIC
Terceirização
Governança de TIC na Administração Pública aplicada aos serviços operacionalizados por prestadores terceirizados
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SLSC-BC9F9A
Data do documento: 15-Mar-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sergiosoaresdasilva.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.