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dc.contributor.advisor1José Nagib Cotrim Árabept_BR
dc.contributor.referee1Jose Marcos Silva Nogueirapt_BR
dc.creatorSergio Soares da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T15:25:59Z-
dc.date.available2019-08-13T15:25:59Z-
dc.date.issued2019-03-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/SLSC-BC9F9A-
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze laws, decrees, normative instructions and good practices of information technology management and governance to verify what the main points of attention should be observed in the services operated by outsourced professionals. The main governmental regulations that deal with the topic of ICT management and governance are mentioned. Based on the most widespread management and governance practices in the market, it is verified which minimum guidelines and models of management and governance should be implemented by managers. ICT of Public Administration bodies to ensure the reliability, integrity and availability of ICT data, information and services that are maintained by outsourced professionals. Possible penalties have been found in the administrative and criminal spheres that may be applied to ICT managers and outsourced professionals in case of failures that put public data and information at risk. Also, at the end, a model is proposed to assist in the process of surveying and standardizing ICT resources and servicespt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo analisar leis, decretos, instruções normativas e boas práticas de gestão e governança de tecnologia da informação para verificar quais os principais pontos de atenção devem ser observados nos serviços operacionalizados por profissionais terceirizados. Para tanto, elencou-se os principais normativos governamentais que tratam do tema gestão e governança de TIC e tendo como referência as práticas de gestão e governança mais difundidas no mercado são verificadas quais orientações ou modelos mínimos de gestão e governança devem ser implementados pelos gestores de TIC dos órgãos da Administração Pública para garantir a confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados, informações e serviços de TIC que são mantidos por profissionais terceirizados. Verificou-se possíveis sanções nas esferas administrativa e criminal que podem ser aplicadas aos gestores da área de TIC e aos profissionais terceirizados em caso de falhas que coloquem em risco os dados e informações públicas. Também, ao fim, é proposto um modelo para auxiliar no processo de levantamento e normatização dos recursos e serviços de TICpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicitação Públicapt_BR
dc.subjectGestão de TIpt_BR
dc.subjectIN 04pt_BR
dc.subjectGovernança de TIpt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.subjectAdministração Pública Federalpt_BR
dc.subjectServiços Públicospt_BR
dc.subjectTransformação Digitalpt_BR
dc.subject.otherInformáticapt_BR
dc.subject.otherGovernança de TICpt_BR
dc.subject.otherTerceirizaçãopt_BR
dc.subject.otherGovernança de TIC na Administração Pública aplicada aos serviços operacionalizados por prestadores terceirizadospt_BR
dc.titleGovernança de TIC na Administração Pública aplicada aos serviços operacionalizados por prestadores terceirizadospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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