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Type: Dissertação de Mestrado
Title: MMPE: um método de modelagem de processo educacional basedo na modelagem de processo de negócio e na teoria da atividade
Authors: Luiz Carlos da Silva Luz
First Advisor: Clarindo Isaias P da S e Padua
First Referee: Andre Luiz Zambalde
Second Referee: Marcia Maria Fusaro Pinto
Third Referee: Teresinha Fumi Kawasaki
metadata.dc.contributor.referee4: Angelo de Moura Guimaraes
Abstract: Este trabalho propõe um método de levantamento de requisitos de software educacional, denominado Método de Modelagem de Processos Educacionais (MMPE), que se baseia na metodologia de Modelagem de Processo de Negócio (MPN) e na Teoria da Atividade (TA). Por realizar uma integração entre a Modelagem de Negócio e a Teoria da Atividade, o MMPE define a arquitetura dos processos educacionais considerando os aspectos estruturais e comportamentais dos processos, o paradigma educacional do professor, o dinamismo dos processos educacionais, as atividades realizadas pelos alunos e o conteúdo abordado. A arquitetura do processo educacional possibilita a definição de requisitos que apóiam o processo educacional de maneira consistente e favorece um melhor entendimento do processo, o estabelecimento de uma linguagem comum entre professores e desenvolvedores de software e a percepção de inovações e melhorias nos processos modelados. Como exemplo da aplicabilidade do método proposto, desenvolvemos um estudo de caso para mostrar como as informações relacionadas ao processo educacional são obtidas durante a modelagem e como elas são utilizadas na obtenção dos requisitos. O estudo mostra também que o método propicia a caracterização do paradigma educacional do professor, a descrição do processo educacional e a análise da participação do sistema de software nesse processo. Por fim, apresentamos os resultados, as contribuições e os trabalhos futuros associados a este trabalho.
Abstract: This work presents a method for requirements elicitation for educational software, called Method of Educational Process Modeling (MEPM), based on the methodology for Business Processes Modeling and the Activity Theory. By achieving an integration between Business Process Modeling and the Activity Theory, the MEPM defines the architecture of educational processes considering the structural and behavioral aspects of processes, the educational paradigm of teacher, the dynamics of processes educational, the activities performed by students and content addressed. The architecture of the educational process enables the definition of requirements that support the educational process in a consistent manner and promotes a better understanding of the process, the establishment of a common language between teachers and developers of software and the perception of innovations and improvements in process models. As an example of the applicability of the proposed method, we developed a study case to show how the information related to the process educational are obtained during the modeling and how they are used to obtain the requirements. The study also shows that the method provides the characterization of the educational paradigm of teacher, the description of the educational process and analysis of the participation of the software system in this process. Finally, we present the results, the contributions and future work associated with this work.
Subject: Modelagem de dados
Computação
Engenharia de software
Educação Programas de computador
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SLSS-7WMP7D
Issue Date: 26-Jun-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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