Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/SSLA-7V2MR9
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Uso de ferramentas de comunicação e informação no ensino e na divulgação de técnicas cirurgicas em medicina veterinária
Autor(es): Maurício Silva Gino
Primeiro Orientador: Cleuza Maria de Faria Rezende
Primeiro Coorientador: Valentim Arabicano Gheller
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Heitor Garcia de Carvalho
Primeiro membro da banca : Ronaldo Luiz Nagem
Segundo membro da banca: Humberto Pereira Oliveira
Terceiro membro da banca: Lucia Gouvea Pimentel
Resumo: Num contexto em que muito se discute o bem-estar animal e a proposição de métodos que substituam as vivissecções, desenvolveu-se na Escola de Veterinária da UFMG um estudo com objetivo de produzir e avaliar a associação de recursos auxiliares ao ensino de cirurgia. Criaram-se materiais multimídia sobre ovariohisterectomia em cadelas que podem ser utilizados pelo professor em aulas teóricas presenciais, bem como pelo aluno em estudos fora do ambiente escolar. Produziu-se um vídeo sobre a cirurgia, orientado por uma narração das etapas do procedimento. Foram criadas bases de conhecimento de um sistema especialista que possibilitam um diálogo com o aluno sobre a cirurgia. Criou-se ainda um aplicativo com animações de suturas que complementa as informações contidas no vídeo e no sistema especialista. Para testar esses recursos, organizaram-se dois grupos de alunos de Técnica Cirúrgica, do curso de Medicina Veterinária da UFMG. O primeiro grupo foi submetido à metodologia de ensino tradicional da escola, enquanto que o segundo teve à disposição o material didático produzido. Realizaram-se avaliações quantitativas de desempenho e avaliações qualitativas para verificação da percepção dos alunos sobre o material testado. Os dados obtidos apontaram um desempenho discretamente superior dos alunos que utilizaram o material produzido, mas essa diferença não foi significativa. Apesar disso, a análise das questões das provas e os instrumentos qualitativos empregados revelaram vantagens no uso dos recursos didáticos testados
Abstract: In a scenery where the animal welfare and the proposition of methods which allow the replacement of vivisection are subjects of intense discussion, a study aiming to produce and evaluate the association of auxiliary resources to the teaching of surgery was developed at the UFMG Veterinary School. Thus, multimedia materials concerning ovariohysterectomy in bitches were created to be used by professors during theoretical classes, as well as by students experiencing individualized learning outside school. Also, a video with narrations orienting the steps of the surgery was produced. Moreover, bases of knowledge of a specialist system were created, allowing dialogue with the student about the steps of the surgery. A software showing animations of sutures was developed to complement the information contained in the video and in the specialist system, also to be used to help classes about surgical synthesis. For testing these resources, two groups of students of Surgical Technique, sixth period of the UFMG Veterinary Medicine course, were organized. The first one was submitted to the traditional teaching method, while the second was kept in contact with the above-mentioned didactic material. Quantitative evaluations of performance were made, as well as qualitative ones regarding students perception in relation to the tested material. Although the obtained data shows a discretely superior performance of the students who used the produced material, such difference was not significant. Even so, the analysis of test questions and the instruments of qualitative evaluation employed in this research revealed advantages concerning the use of the tested didactic resources
Assunto: Cirurgia veterinária Técnica
Cirurgia veterinária Estudo e ensino
Ensino Meios auxiliares
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SSLA-7V2MR9
Data do documento: 13-Mar-2009
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_maur_cio_final.pdf8.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.