Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/TMCB-7WVJ7M
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lincoln Coimbra Martinspt_BR
dc.contributor.referee1Ângela Maria Cristina Uchoa de Abreu Brancopt_BR
dc.contributor.referee2Therezinha Vieirapt_BR
dc.creatorAline Cristiane Lemos Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T18:10:42Z-
dc.date.available2019-08-14T18:10:42Z-
dc.date.issued2007-08-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/TMCB-7WVJ7M-
dc.description.abstractThis study aimed to examine, from the perspective socio-cultural history, the influence of social networks of relationships on the Internet in moral development of adolescents. We studied 157 high school students of a public institution of Belo Horizonte, aged 14 and 19 years. From aquestionnaire was initially a survey of the user profile of adolescent social networks on the Internet. Then, using the DIT and G-36, focuses on the moral development and intelligence of the sample trying to identify the correlations found in literature. Subsequently, using moral dilemmasdesigned specifically for the study, it was, through content analysis, identifying the moral position of the subjects in a situation of virtual interaction. The results point to the need to consider the contexts of social interaction as important for the moral development of adolescents,is contrasting the prevalent perception in the prevailing literature on the subject, the cognitivedevelopmental perspective.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar, a partir da perspectiva sócio-histórico cultural, a influência das redes sociais de relacionamento na internet no desenvolvimento moral de adolescentes. Foram estudados 157 alunos do ensino médio de uma instituição pública de Belo Horizonte, com idades entre 14 e 19 anos. A partir de um questionário foi realizado inicialmente um levantamento do perfil do adolescente usuário das redes sociais na internet. Em seguida, utilizando-se o DIT e o G-36, avaliou-se o desenvolvimento moral e a inteligência dos sujeitos da amostra buscando identificar as correlações encontradas na literatura. Posteriormente, utilizando-se dilemas morais elaborados especificamente para o estudo, buscou-se, através da análise de conteúdo, identificar o posicionamento moral dos sujeitos em situações de interação virtual. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de se considerar os contextos de interação social como elementos importantes para o desenvolvimento moral dos adolescentes, se contrapondo à percepção prevalente na corrente predominante na literatura sobre o tema, a perspectiva cognitivo-desenvolvimentista.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento moralpt_BR
dc.subject.otherAdolescentes Redes de relações sociaispt_BR
dc.subject.otherAdolescentespt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento moralpt_BR
dc.subject.otherInternet e adolescentespt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleDesenvolvimento moral e uso de redes sociais de relacionamento na internet: uma relação possível?pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_mestrado_aline_cristiane_lemos_ferreira.pdf434.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.