Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-6W9FL4
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Contribuições da arquitetura para a "indústria cultural" de Theodor Adorno e Max Horkheimer
Authors: Ana Paola da Silva Alves
First Advisor: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
First Referee: Silke Kapp
Second Referee: Imaculada Maria Guimarães Kangussu
Abstract: Essa dissertação investiga as relações que se estabelecem entre a Arquitetura e a Indústria Cultural, analisada por Theodor Adorno e Max Horkheimer, na década de 1940, e que se encontra em pleno vigor ainda nos dias atuais. Para tanto, o estudo desenvolve um aprofundamento de algumas das principais idéias que envolvem o conceito de indústria cultural e a chamada sociedade administrada, tais como a homogeneização, a apropriação das instâncias artísticas, o fetichismo e a usurpação da capacidade de julgamento dos indivíduos. Partindo-se do argumento dos autores, que vincula o surgimento dessa indústria a um modelo de racionalidade instrumental, atrelado a uma organização sistemática e que impõe aos homens um padrão de vida baseado em finalidades práticas e econômicas, analisa-se também de que maneira o processo de racionalização, pelo qual passou a sociedade ocidental, incidiu na Arquitetura e modificou totalmente os processos da sua concepção, tornando-os bastante afins com a própria dinâmica da indústria cultural. Em última instância esse trabalho verifica as coincidências entre as ideologias capitalistas e arquitetônicas, que consiste na instrumentalização da arquitetura, ou seja, na sua utilização visando atingir objetivos econômicos, garantir o controle dos sujeitos dentro da sociedade, além da manutenção do status quo.
Abstract: This dissertation investigates the established relations between Architecture and The Culture Industry", analysed by Theodor Adorno and Max Horkheimer in the 1940s which still with its full vigour nowadays. This is done by developing an in-depth study of some of the main ideas that involve the concept of culture industry and the so-called "administered society", such as standardization, the appropriation of artistic instances, fetishism and the usurpation of the capacity of individuals judgment. From the authors argument which links the emergence of this industry with a model of instrumental rationality, harnessed to a systematic organization which imposes a standard of living to men based on practical and economic purposes, it is also analysed how rationalization process, whereby the western society went through, happened in Architecture and totally modified the processes of its conception, becoming quite in tune with the proper dynamics of the culture industry. In last instance this paper verifies the coincidences between the capitalist and architectural ideologies, which consist of the instrumentalization of architecture, that is to say, in its use aiming to reach economic objectives, to guarantee the control of the citizens inside the society, besides the maintenance of the status quo.
Subject: Indústria cultural
Filosofia
Adorno, Theodor W, 1903-1969
Horkheimer, Max, 1895-1973
Arquitetura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-6W9FL4
Issue Date: 31-Mar-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
09__bibliografia.pdf23.79 kBAdobe PDFView/Open
05__capitulo_1.pdf123.42 kBAdobe PDFView/Open
03__resumo.pdf8.56 kBAdobe PDFView/Open
04__introdu__o.pdf21.88 kBAdobe PDFView/Open
08__conclus_o.pdf17.93 kBAdobe PDFView/Open
06__cap_tulo_2.pdf99.12 kBAdobe PDFView/Open
07__cap_tulo_3.pdf126.03 kBAdobe PDFView/Open
02__sum_rio.pdf7.13 kBAdobe PDFView/Open
01__p_ginas_preliminares.pdf9.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.