Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7WNEJV
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Inteligência, processos fonológicos e dificuldade de leitura e escrita em crianças falantes do português brasileiro: um estudo em escolas públicas |
Autor(es): | Luciana Freitas da Silva Magalhaes |
primer Tutor: | Claudia Cardoso Martins |
primer miembro del tribunal : | Vitor Geraldi Haase |
Segundo miembro del tribunal: | Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota |
Resumen: | Tradicionalmente o diagnóstico da dislexia tem sido feito utilizando-se como critério fundamental a discrepância entr QI e aquisição de leitura. Recentemente, no entanto, vários autores tem criticado a validade desse critério. Por exemplo, vários estudos mostram que a existência de uma discrepância não está relacionada a um perfil cognitivo particular (Fletcher, 199; Stanovich, 1994). Entretanto, a maior parte desses estudos foram realizados com crianças falantes do inglês. O presente estudo investiga a generalização desses resultados para crianças falantes do português. Em particular estudo investiga se o perfil cognitivo de crianças com dificuldade para a aprendizagem da leitura varia em função do QI, e ainda, verificar em que medida o QI está relacionado com o processo inicial da criança na aprendizagem de leitura escrita. Esse trabalho está dividido em 4 capítulos. O próximo capíulo apresenta uma revisão da leitura pertinente. O segundo capítulo descreve a metodologia utilizada na pesquisa e, o terceiro capítulo apresenta os resultados do estudo. O quarto e último capítulo discute suas conclusões e implicações. |
Asunto: | Dislexia Crianças Linguagem Inteligencia Psicologia da aprendizagem Psicologia |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7WNEJV |
Fecha del documento: | 6-jun-2005 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
inteligencia_processos_fonologicos_e_dificuldade_de_leitura...pdf | 3.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.