Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7WNEJV
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Inteligência, processos fonológicos e dificuldade de leitura e escrita em crianças falantes do português brasileiro: um estudo em escolas públicas
Authors: Luciana Freitas da Silva Magalhaes
First Advisor: Claudia Cardoso Martins
First Referee: Vitor Geraldi Haase
Second Referee: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota
Abstract: Tradicionalmente o diagnóstico da dislexia tem sido feito utilizando-se como critério fundamental a discrepância entr QI e aquisição de leitura. Recentemente, no entanto, vários autores tem criticado a validade desse critério. Por exemplo, vários estudos mostram que a existência de uma discrepância não está relacionada a um perfil cognitivo particular (Fletcher, 199; Stanovich, 1994). Entretanto, a maior parte desses estudos foram realizados com crianças falantes do inglês. O presente estudo investiga a generalização desses resultados para crianças falantes do português. Em particular estudo investiga se o perfil cognitivo de crianças com dificuldade para a aprendizagem da leitura varia em função do QI, e ainda, verificar em que medida o QI está relacionado com o processo inicial da criança na aprendizagem de leitura escrita. Esse trabalho está dividido em 4 capítulos. O próximo capíulo apresenta uma revisão da leitura pertinente. O segundo capítulo descreve a metodologia utilizada na pesquisa e, o terceiro capítulo apresenta os resultados do estudo. O quarto e último capítulo discute suas conclusões e implicações.
Subject: Dislexia
Crianças Linguagem
Inteligencia
Psicologia da aprendizagem
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7WNEJV
Issue Date: 6-Jun-2005
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
inteligencia_processos_fonologicos_e_dificuldade_de_leitura...pdf3.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.