Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8YWJNP
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Candidatos no twitter: um olhar sobre a performance e as interações de Dilma e Serra durante a campanha eleitoral de 2010
Autor(es): Danny Marchesi de Almeida
Primeiro Orientador: Vera Regina Veiga Franca
Primeiro membro da banca : Angela Cristina Salgueiro Marques
Segundo membro da banca: Adriana Andrade Braga
Resumo: Este trabalho investiga a presença e a performance de Dilma Rousseff e José Serra, candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro de 2010, em perfis da rede de microblogs Twitter. Parte-se de uma discussão sobre as interseções entre comunicação e política e a formação da imagem pública política em um contexto de midiatização crescente, para focar a situação de comunicação que se institui entrecandidatos e eleitores e candidatos e sociedade na rede social telemática escolhida. Com a apropriação dos conceitos de performance (social e linguística) e ethos discursivo, investiga-se como os candidatos se constituem, se apresentam e interagem com outrossujeitos, contemplando-se as posições que assumem e as trocas que estabelecem como uma prática social, constituída através da linguagem, e capaz de dizer sobre eles e sobre a disputa simbólica (e política) travada. Como resultado da investigação, são apontadostemas, valores e princípios postos em jogo nessa dinâmica de apresentação frente ao outro, e o modo como a troca comunicativa e a incidência de quadros de sentido contribuem para o posicionamento dos candidatos, apontando fissuras, mudanças ou reforços nos papéis assumidos.
Abstract: Cette dissertation recherche la présence et le rôle que jouent Dilma Rousseff et José Serra, candidats aux élections présidentielles de 2010, par le biais de leur profil sur le réseau social Twitter. Afin détudier la situation de communication qui est mise en place entre les candidats et les électeurs et les candidats et la société sur Twitter, le texte prend comme point de départ le débat sur l'intersection entre la communication et la politique et la formation des images politiques publiques, tous les deux affectées par un contexte de médiatisation croissante. Nous nous sommes appropriés des concepts de performance et d'« ethos discursif » afin détudier comment les candidats se présentent et intéragissent avec d'autres usagers, en considérant les positions qu'ils prennent et leséchanges qu'ils établissent avec autrui comme une pratique sociale, constituée par le langage et qui peut révéler quelque chose sur les candidats et sur le jeu (symbolique et politique) entre eux. Comme résultat de l'enquête, nous indiquons les thèmes, les valeurset les principes qui composent la présentation des candidats devant leurs interlocuteurs. Lanalyse révèle également la forme par laquelle lintéraction et les cadres sociaux de l'expérience contribuent à leurs positionnements, en soulignant les brèches, les changements ou le renforcement du rôle joué
Assunto: Comunicação na política
Eleições Brasil
Twitter
Comunicação
Candidatos a presidência
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8YWJNP
Data do documento: 13-Fev-2012
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_dannymarchesi.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.