Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6ZGJL2
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Três personagens através do território dos afetos: transversais de inscrições contemporâneas
Authors: Giovanna Viana Martins
First Advisor: Maria Angelica Melendi de Biasizzo
First Referee: Lucia Castello Branco
Second Referee: Lucia Gouvea Pimentel
Abstract: Por entender que toda escritura da memória caminha sobre os terrenos imprecisos dooutro e dos acontecimentos já vividos, optou-se por construir três personagens através doterritório dos afetos. Uma ficção.Mediante a invenção de uma personagem, G.M., e da adoção de um narrador de3a pessoa, busca-se estabelecer um diálogo entre algumas obras da autora e outras deSophie Calle e Annette Messager.Para tanto, procura-se explicitar os métodos de trabalho de Sophie Calle (suashistórias que, com intensa determinação, transforma em atos amorosos vividos) e ospossíveis sentidos que suas estratégias fazem aflorar, na medida em que os resíduos quedelas sobram são apenas reminiscências de um processo no qual a artista se empenhou.Já em Annette Messager tenta-se ver o avesso de suas ações, de suas singularesinterferências no mundo animal, as quais terminam por abrir a possibilidade de o homemse ver de maneira estranhada. Pois desloca o confortável ponto de vista humano,introduzindo uma inquietação num mundo classificado e ordenado por padrões racionais.G.M. caminha de uma produção de teor auto-reflexivo, de acordo com a lição deFoucault, para uma outra em que os nomes masculinos bordados nas folhas do livro deartista não passam de signos que aludem vagamente a momentos intangíveis. E na buscado que lhe escapa, tece com a linguagem a rede que lhe permite deslizar sobre o incapturável.Investindo e jogando com os espaços do afeto, estas três artistas, que ora falam dasrelações interpessoais, ora das relações entre os seres e a natureza, serão os motivos e os meiospara investigar algumas estratégias utilizadas pela arte na contemporaneidade.
Abstract: As we understand that every memory script moves over the imprecise terrains of othersand over events already lived, we chose to build three characters in the territory of affection. Afiction.With the invention of a character, G.M., and with the adoption of a narrator in the thirdperson, we try to establish a dialogue between the authors work and the work of Sophie Calleand Annette Messager.So, we try to express the work methods developed by Sophie Calle (her stories whichshe transforms into lived acts of love with an intense determination) and the possible meaningsthat her strategies make emerge in the same way that the residues that remain from them are onlyreminiscences of a process which the artist has employed.In Annette Messagers case an attempt was made to look inside her actions, in hersingular interferences in the animal world, which in the end opens the possibility of man regardinghimself in an unaccustomed manner. For it dislocates the comfortable human point of view, introducinginquietude into a world that is classified and ordered by rational patterns.G. M. moves from an art production with a self reflective content, in accordance withFoucaults lesson, to one in which the masculine names embroidered in the sheets of a artistsbook are nothing more than signs that vaguely allude to intangible moments. And in the search forwhat escapes her, knits with language the net that permits her to gloss over what cannot becaptured.Surrounding and playing with the spaces of affection, these three artists, who speaksometimes of interpersonal relations, and sometimes of relations between beings and nature, willbe the object and the means in the investigation of some strategies used by art at the present time.
Subject: Arte contemporânea Séc XXI
Arte relacional
Arte e literatura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6ZGJL2
Issue Date: 7-Apr-2006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_definitiva_1.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.