Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9MXL9Q
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A dificuldade de objetivação do saber em uma sala de controle de um centro de operação de distribuição da energia e as consequências para o processo de trabalho
Autor(es): Grazielle Marques Santos
Primeiro Orientador: Adson Eduardo Resende
Resumo: Este trabalho tem como objetivo precípuo tentar compreender algumas das dificuldades encontradas tanto pelos especialistas na área, quanto pelos gestores de uma concessionária de energia, para objetivar o saber prático dos técnicos de operação de seu sistema elétrico. Isso se justifica na medida em que este processo poderia otimizar e agilizar o trabalho realizado por eles, além de torná-lo mais prático e seguro, aumentando, assim, sua confiabilidade. Para a elaboração dessa pesquisa utilizou-se dos pressupostos metodológicos da Ergonomia, por intermédio da Análise Ergonômica do Trabalho. A partir de observações contínuas, entrevistas e autoconfrontações, foi possível identificar diversas situações conflitantes relacionadas ao processo pesquisado, que parecem dificultar o trabalho que o técnico de operação desenvolve. Assim, ele se vê obrigado a criar estratégias a fim de superar as limitações dos sistemas utilizados e àquelas impostas pelas regras prescritas. Ao final, foi possível enumerar algumas possibilidades de objetivação que, se incorporadas, poderiam servir de apoio ao trabalho do técnico de operação.
Assunto: Salas de controle
Energia elétrica Distribuição
Ergonomia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9MXL9Q
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Ergonomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_ceergo_2013_grazielle_m.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.