Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6QVT
Type: Monografias de Especialização
Title: Ortografando: as representações do fonema /k/
Authors: Alessandra Gomes Ferraz
First Advisor: Clenice Griffo
Abstract: Este trabalho é resultado de um Plano de Ação e intervenção da prática pedagógica em que foi proposto uma sequência didática para que fosse analisado a aprendizagem das representações do fonema /k/ pelos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal era que, a partir das discussões e atividades desenvolvidas em sala, os alunos fossem capazes de refletir sobre os aspectos da escrita ortográfica e em específico, as regulações e representações do fonema /k/ pelas letras C e QU. A sequência didática foi fundamentada e organizada com base nos estudos teóricos sobre alfabetização, letramento e aprendizado da ortografia, principalmente nas obras de Morais (2000). O trabalho encontra-se organizado em seis capítulos. No primeiro e segundo são feitas a apresentação do Plano de Ação, introdução com breve caracterização da escola e perfil da turma em que foi desenvolvido o trabalho. No terceiro são apresentadas a justificativa e a fundamentação teórica. O quarto foi dividido em duas partes sendo uma delas para os objetivos e a outra para o cronograma das atividades desenvolvidas. No quinto foi feita a análise do trabalho desenvolvido e resultados alcançados. No sexto e último capítulo as considerações finais.
Subject: Educação
Alfabetização
Língua portuguesa  Ortografia e silabação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6QVT
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho_final_revisado.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.