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http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8EZH
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Práticas pedagógicas da EJA: uma abordagem interativa e afetiva |
Autor(es): | Ana Cristina Sanches Neves |
Primeiro Orientador: | Cláudia Starling Bosco |
Resumo: | Esse plano de ação foi desenvolvido em uma escola pública do município de Belo Horizonte, com estudantes da EJA, durante o ano de 2011 e no primeiro semestre de 2012. Tem como objetivo promover, através da elaboração e desenvolvimento de atividades de oralidade, leitura e escrita, situações de reflexão sobre os valores humanos, além de refletir sobre a importância da interação e da afetividade nas práticas pedagógicas, a partir do papel fundamental que possuem no ato de aprender e de ensinar dentro do contexto escolar. Para realização desse trabalho utilizamos como referencial teórico os estudos de Jaqueline Moll (2005), Paulo Freire (1979, 1982), Magda Soares (2009), Miguel Arroyo (2005), entre outros, que valorizam a necessidade de uma prática pedagógica comprometida com a formação de sujeitos críticos e autônomos. Os resultados confirmam a importância do professor considerar em sua ação pedagógica as histórias dos estudantes e do grupo, além das relações de identidade e poder construídas por esses sujeitos dentro e fora do ambiente escolar, implícitas em todo o processo de aprendizagem. |
Assunto: | Educação Educação de adultos Alfabetização |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8EZH |
Data do documento: | 14-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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