Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPMU
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Pesquisa escolar como expediente para o ensino aprendizagem de leitura: o relato de uma prática |
Autor(es): | Luciana Santos Dias |
primer Tutor: | Maria Flôr de Maio Barbosa Benfica |
Resumen: | O presente trabalho tem como objetivo discutir o papel das disciplinas de Geo-História e Ciências no processo de letramento dos alunos. Parte-se do pressuposto de que a responsabilidade do processo de letramento vai além do professor de Língua Portuguesa. Para isso desenvolveu-se um projeto de pesquisa escolar na E. M. Professora Helena Abdalla que teve como ponto de partida contribuir no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Bagno (2008) Guedes e Souza (2003), Demo (2007) e Kleiman (1999), além das Proposições Curriculares para o Ensino Fundamental da rede Municipal de Belo Horizonte. Observou-se com a prática desenvolvida que o professor tem um relevante papel de mediar o processo de construção da aprendizagem e da autonomia dos alunos envolvidos. |
Asunto: | Educação Leitura Letramento |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPMU |
Fecha del documento: | 14-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
trabalho_de_conclus_o_de_curso___luciana_santos_dias.pdf | 183.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.