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http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPMU
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Pesquisa escolar como expediente para o ensino aprendizagem de leitura: o relato de uma prática |
Autor(es): | Luciana Santos Dias |
Primeiro Orientador: | Maria Flôr de Maio Barbosa Benfica |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo discutir o papel das disciplinas de Geo-História e Ciências no processo de letramento dos alunos. Parte-se do pressuposto de que a responsabilidade do processo de letramento vai além do professor de Língua Portuguesa. Para isso desenvolveu-se um projeto de pesquisa escolar na E. M. Professora Helena Abdalla que teve como ponto de partida contribuir no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Bagno (2008) Guedes e Souza (2003), Demo (2007) e Kleiman (1999), além das Proposições Curriculares para o Ensino Fundamental da rede Municipal de Belo Horizonte. Observou-se com a prática desenvolvida que o professor tem um relevante papel de mediar o processo de construção da aprendizagem e da autonomia dos alunos envolvidos. |
Assunto: | Educação Leitura Letramento |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPMU |
Data do documento: | 14-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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