Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPMU
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Pesquisa escolar como expediente para o ensino aprendizagem de leitura: o relato de uma prática
Autor(es): Luciana Santos Dias
Primeiro Orientador: Maria Flôr de Maio Barbosa Benfica
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir o papel das disciplinas de Geo-História e Ciências no processo de letramento dos alunos. Parte-se do pressuposto de que a responsabilidade do processo de letramento vai além do professor de Língua Portuguesa. Para isso desenvolveu-se um projeto de pesquisa escolar na E. M. Professora Helena Abdalla que teve como ponto de partida contribuir no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Bagno (2008) Guedes e Souza (2003), Demo (2007) e Kleiman (1999), além das Proposições Curriculares para o Ensino Fundamental da rede Municipal de Belo Horizonte. Observou-se com a prática desenvolvida que o professor tem um relevante papel de mediar o processo de construção da aprendizagem e da autonomia dos alunos envolvidos.
Assunto: Educação
Leitura
Letramento
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPMU
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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