Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPMU
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Flôr de Maio Barbosa Benficapt_BR
dc.creatorLuciana Santos Diaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T19:04:08Z-
dc.date.available2019-08-14T19:04:08Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPMU-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo discutir o papel das disciplinas de Geo-História e Ciências no processo de letramento dos alunos. Parte-se do pressuposto de que a responsabilidade do processo de letramento vai além do professor de Língua Portuguesa. Para isso desenvolveu-se um projeto de pesquisa escolar na E. M. Professora Helena Abdalla que teve como ponto de partida contribuir no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Bagno (2008) Guedes e Souza (2003), Demo (2007) e Kleiman (1999), além das Proposições Curriculares para o Ensino Fundamental da rede Municipal de Belo Horizonte. Observou-se com a prática desenvolvida que o professor tem um relevante papel de mediar o processo de construção da aprendizagem e da autonomia dos alunos envolvidos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.titlePesquisa escolar como expediente para o ensino aprendizagem de leitura: o relato de uma práticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho_de_conclus_o_de_curso___luciana_santos_dias.pdf183.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.