Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPVL
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Biblioteca escolar, sala de aula e leitura literária: mediações possíveis
Autor(es): Lucimar Marinho Viana
primer Tutor: Clenice Griffo
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de leitura no âmbito escolar e a formação de leitores literários. A partir da análise e reflexão da minha prática pedagógica, no contexto da biblioteca escolar, problematizou-se a forma como os alunos do 1º ciclo do ensino fundamental, frequentadores da biblioteca lidam com os livros emprestados semanalmente e seus prováveis benefícios para formação do leitor. Dar acesso ao livro é suficiente para formação do leitor? Ao fazerem empréstimos semanais as leituras são mesmo realizadas? Para investigar melhor as práticas de leitura exercidas pela turma escolhida foi proposto um projeto de ação pedagógica, uma parceria biblioteca/sala de aula. O projeto visou acompanhar as práticas de leitura ofertadas na sala de aula e seus prováveis desdobramentos para alfabetização e para o letramento literário. O estudo buscou dar visibilidade as práticas de leitura, mais especificamente, a leitura literária exercidas na sala de aula locus da pesquisa, no intuito de contribuir para orientação do trabalho de formação de leitor.
Asunto: Educação
Leitura  Aspectos sociais
Bibliotecas escolares
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPVL
Fecha del documento: 14-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_lucimar_marinho_viana.pdf284.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.