Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPVL
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Biblioteca escolar, sala de aula e leitura literária: mediações possíveis |
Autor(es): | Lucimar Marinho Viana |
Primeiro Orientador: | Clenice Griffo |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de leitura no âmbito escolar e a formação de leitores literários. A partir da análise e reflexão da minha prática pedagógica, no contexto da biblioteca escolar, problematizou-se a forma como os alunos do 1º ciclo do ensino fundamental, frequentadores da biblioteca lidam com os livros emprestados semanalmente e seus prováveis benefícios para formação do leitor. Dar acesso ao livro é suficiente para formação do leitor? Ao fazerem empréstimos semanais as leituras são mesmo realizadas? Para investigar melhor as práticas de leitura exercidas pela turma escolhida foi proposto um projeto de ação pedagógica, uma parceria biblioteca/sala de aula. O projeto visou acompanhar as práticas de leitura ofertadas na sala de aula e seus prováveis desdobramentos para alfabetização e para o letramento literário. O estudo buscou dar visibilidade as práticas de leitura, mais especificamente, a leitura literária exercidas na sala de aula locus da pesquisa, no intuito de contribuir para orientação do trabalho de formação de leitor. |
Assunto: | Educação Leitura Aspectos sociais Bibliotecas escolares |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NBPVL |
Data do documento: | 14-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_lucimar_marinho_viana.pdf | 284.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.