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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Indicadores de qualidade na educação infantil aplicação e análise
Autor(es): Andréia de Barros Teixeira
Primeiro Orientador: Sandro Coelho Costa
Resumo: A partir de 1988, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional definiram a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, etapa esta que antecede o ensino fundamental caráter obrigatório e o ensino médio. Essa ampliação representou uma importante conquista para a sociedade brasileira, na medida em que garante o direito à educação a todas as crianças pequenas, desde seu nascimento. Esse direito pode significar melhores oportunidades educacionais para todos e garantindo um apoio significativo às famílias com crianças até seis anos de idade. Para tanto, é preciso que as creches e as pré-escolas, que agora fazem parte integrante dos sistemas educacionais, garantam um atendimento de boa qualidade. Na busca por mecanismos que apontem o caminho para esta qualidade, foi elaborado pelo MEC o Documento Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil. Tal instrumento propõe uma autoavaliação da qualidade nas instituições de Educação Infantil, sendo esta avaliação um processo participativo que propõe o envolvimento de toda a comunidade escolar. Assim, este trabalho objetiva contribuir para uma melhor compreensão da qualidade na Educação Infantil, levando-se em conta tanto a importância de se considerar a criança como um sujeito ativo, capaz de conceber idéias e expressar sentimentos quanto a participação da comunidade escolar na construção desta qualidade. Além disso apontamos os aspectos mais relevantes que necessitam maior reflexão para mensurar a qualidade na Educação Infantil. Para se atingir estes objetivos, foi realizada uma autoavaliação da qualidade em uma creche conveniada com a Prefeitura de Belo Horizonte, através da aplicação do Documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Esta aplicação foi realizada tanto com a comunidade escolar quanto com as crianças através, sendo que para as crianças foi elaborado um instrumento adaptado a partir do original. As conclusões permitiram observar que uma instituição de qualidade precisa organizar ambientes acolhedores, confiáveis e seguros para todas as crianças. Junto a esses ambientes é preciso associar planejamento de ações integradas que visam contribuir, efetivamente e positivamente, para os processos de aprendizado e desenvolvimento das crianças.
Assunto: Educação pre-escolar
Indicadores sociais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJDRX
Data do documento: 7-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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