Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJDRX
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dc.contributor.advisor1Sandro Coelho Costapt_BR
dc.creatorAndréia de Barros Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T13:11:43Z-
dc.date.available2019-08-14T13:11:43Z-
dc.date.issued2012-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJDRX-
dc.description.resumoA partir de 1988, a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional definiram a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, etapa esta que antecede o ensino fundamental caráter obrigatório e o ensino médio. Essa ampliação representou uma importante conquista para a sociedade brasileira, na medida em que garante o direito à educação a todas as crianças pequenas, desde seu nascimento. Esse direito pode significar melhores oportunidades educacionais para todos e garantindo um apoio significativo às famílias com crianças até seis anos de idade. Para tanto, é preciso que as creches e as pré-escolas, que agora fazem parte integrante dos sistemas educacionais, garantam um atendimento de boa qualidade. Na busca por mecanismos que apontem o caminho para esta qualidade, foi elaborado pelo MEC o Documento Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil. Tal instrumento propõe uma autoavaliação da qualidade nas instituições de Educação Infantil, sendo esta avaliação um processo participativo que propõe o envolvimento de toda a comunidade escolar. Assim, este trabalho objetiva contribuir para uma melhor compreensão da qualidade na Educação Infantil, levando-se em conta tanto a importância de se considerar a criança como um sujeito ativo, capaz de conceber idéias e expressar sentimentos quanto a participação da comunidade escolar na construção desta qualidade. Além disso apontamos os aspectos mais relevantes que necessitam maior reflexão para mensurar a qualidade na Educação Infantil. Para se atingir estes objetivos, foi realizada uma autoavaliação da qualidade em uma creche conveniada com a Prefeitura de Belo Horizonte, através da aplicação do Documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Esta aplicação foi realizada tanto com a comunidade escolar quanto com as crianças através, sendo que para as crianças foi elaborado um instrumento adaptado a partir do original. As conclusões permitiram observar que uma instituição de qualidade precisa organizar ambientes acolhedores, confiáveis e seguros para todas as crianças. Junto a esses ambientes é preciso associar planejamento de ações integradas que visam contribuir, efetivamente e positivamente, para os processos de aprendizado e desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectIndicadores de Qualidadept_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectComunidade Escolarpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.subject.otherIndicadores sociaispt_BR
dc.titleIndicadores de qualidade na educação infantil aplicação e análisept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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