Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSF
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil
Autor(es): Sirlei da Silva Rodrigues
primer Tutor: Regina Celia Passos Ribeiro de Campos
primer miembro del tribunal : Livia Maria Fraga Vieira
Resumen: Este trabalho tem como eixo central o estudo sobre a criança e sobre como são formados os valores morais durante o processo de construção da moral influenciado pelas relações estabelecidas entre ela, a família e, a escola. A pesquisa e seu plano de ação foram realizados em uma turma da Educação Infantil, da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal foi analisar a construção desse processo em um grupo de 19 crianças de cinco a seis anos da Educação Infantil. Os estudos de Piaget fundamentaram este trabalho sobre a construção da moral na infância e a importância das interações sociais estabelecidas pelas crianças em seu desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação sendo os instrumentos de pesquisa: a observação; o registro escrito das famílias sobre a história de vida da criança, no que se refere à temática da formação de valores morais nas relações estabelecidas por seus filhos em casa e na escola. E, por fim, foi realizado um plano de intervenção através do Projeto Eu e Todo Mundo que tratou da formação da identidade dessas crianças, tendo o lúdico como momento de prazer e instrumento capaz de proporcionar formas de pensar sobre as brincadeiras, o respeito a combinados e regras já pré-estabelecidas. Nessa intervenção, foram realizadas atividades lúdicas com as crianças e consideradas suas ações e manifestações. Os resultados demonstraram que a criança desenvolve o processo de moralidade através das interações que estabelece com outros e, neste processo, a família é a principal fonte de princípios e valores que a criança considera positivo, e a escola, com toda a diversidade tecnológica e cultural da atualidade, constituí um espaço fundamental para criança vivenciar experiências valorosas que podem influenciar em sua formação moral.
Asunto: Educação no lar
Educação pre-escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSF
Fecha del documento: 7-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
desenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.