Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSF
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Regina Celia Passos Ribeiro de Campospt_BR
dc.contributor.referee1Livia Maria Fraga Vieirapt_BR
dc.creatorSirlei da Silva Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T19:23:40Z-
dc.date.available2019-08-12T19:23:40Z-
dc.date.issued2012-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSF-
dc.description.resumoEste trabalho tem como eixo central o estudo sobre a criança e sobre como são formados os valores morais durante o processo de construção da moral influenciado pelas relações estabelecidas entre ela, a família e, a escola. A pesquisa e seu plano de ação foram realizados em uma turma da Educação Infantil, da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal foi analisar a construção desse processo em um grupo de 19 crianças de cinco a seis anos da Educação Infantil. Os estudos de Piaget fundamentaram este trabalho sobre a construção da moral na infância e a importância das interações sociais estabelecidas pelas crianças em seu desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação sendo os instrumentos de pesquisa: a observação; o registro escrito das famílias sobre a história de vida da criança, no que se refere à temática da formação de valores morais nas relações estabelecidas por seus filhos em casa e na escola. E, por fim, foi realizado um plano de intervenção através do Projeto Eu e Todo Mundo que tratou da formação da identidade dessas crianças, tendo o lúdico como momento de prazer e instrumento capaz de proporcionar formas de pensar sobre as brincadeiras, o respeito a combinados e regras já pré-estabelecidas. Nessa intervenção, foram realizadas atividades lúdicas com as crianças e consideradas suas ações e manifestações. Os resultados demonstraram que a criança desenvolve o processo de moralidade através das interações que estabelece com outros e, neste processo, a família é a principal fonte de princípios e valores que a criança considera positivo, e a escola, com toda a diversidade tecnológica e cultural da atualidade, constituí um espaço fundamental para criança vivenciar experiências valorosas que podem influenciar em sua formação moral.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriança e Limitespt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação da Moral e Valorespt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subject.otherEducação no larpt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.titleDesenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantilpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
desenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.