Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSXQ
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O jogo, a brincadeira e o brincar na Educação Infantil |
Autor(es): | Lisieux Maria Guedes Coelho Carvalho |
Primeiro Orientador: | Maria Alice Moreira Lima |
Primeiro membro da banca : | Liberia Rodrigues Neves |
Resumo: | O uso sistematizado e pedagógico dos jogos e brincadeiras pode contribuir na mudança de comportamento como também na interação entre os grupos de crianças de 2 a 5 anos no espaço da educação infantil. No entanto, é necessário que os profissionais atuantes na educação infantil conscientizem , valorizem e percebam a importância do ato de brincar, o uso dos jogos e brincadeiras como elementos essenciais para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. O professor deve perceber que brincando a criança tem a oportunidade de experimentar o objeto de conhecimento, explorá-lo, descobri-lo, criá-lo. Nos momentos de brincadeira a criança pode pensar livremente, ousar, imaginar, e nesta hora é livre para criar, não tem medo de errar, brinca com a possibilidade, a capacidade de lidar com símbolos que aqui se torna primordial, brincar e imaginar que um pedaço de pano é o que ele quer que seja. |
Assunto: | Educação Brincadeiras Aspectos sociais |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSXQ |
Data do documento: | 7-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
universidade_federal_de_minas_gerais_b___c_pia_1_pdf.pdf | 7.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.