Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSXQ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O jogo, a brincadeira e o brincar na Educação Infantil
Autor(es): Lisieux Maria Guedes Coelho Carvalho
Primeiro Orientador: Maria Alice Moreira Lima
Primeiro membro da banca : Liberia Rodrigues Neves
Resumo: O uso sistematizado e pedagógico dos jogos e brincadeiras pode contribuir na mudança de comportamento como também na interação entre os grupos de crianças de 2 a 5 anos no espaço da educação infantil. No entanto, é necessário que os profissionais atuantes na educação infantil conscientizem , valorizem e percebam a importância do ato de brincar, o uso dos jogos e brincadeiras como elementos essenciais para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. O professor deve perceber que brincando a criança tem a oportunidade de experimentar o objeto de conhecimento, explorá-lo, descobri-lo, criá-lo. Nos momentos de brincadeira a criança pode pensar livremente, ousar, imaginar, e nesta hora é livre para criar, não tem medo de errar, brinca com a possibilidade, a capacidade de lidar com símbolos que aqui se torna primordial, brincar e imaginar que um pedaço de pano é o que ele quer que seja.
Assunto: Educação
Brincadeiras  Aspectos sociais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSXQ
Data do documento: 7-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
universidade_federal_de_minas_gerais_b___c_pia_1_pdf.pdf7.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.