Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVT65
Type: Monografias de Especialização
Title: O comportamento agressivo na sala de aula
Authors: Luciane Coimbra Peixoto
First Advisor: Maria Alice Moreira Lima
First Referee: Liberia Rodrigues Neves
Abstract: O tema da Agressividade no espaço escolar tem sido um dos maiores problemas enfrentados por gestores e professores na rede pública de ensino. Não ocorre como um fato isolado e não pode ser confundida com violência. O assunto em questão é muito discutido entre professores, pais e comunidade em geral que reconhece o quanto a agressividade está presente na sociedade. Mas o que é agressividade? Segundo a psicanálise, a agressividade é uma inclinação inata do homem e não pode ser tratada na escola como um distúrbio de comportamento. A criança agressiva na sala de aula, necessita do apoio de todos os educadores. Esse tipo de criança possui dificuldade para lidar com suas subjetividades. Seu comportamento, suas emoções, seus sentimentos. A subjetividade de cada ser é constituída culturalmente, socialmente e filosoficamente, assim como a agressividade. Pensando na agressividade como inata, inerente, essencial ao homem, procurei desenvolver nesse trabalho reflexões e discussões, com o grupo de professores, buscando redimensionar o papel da agressividade, mostrando-a como sendo uma qualidade de todo ser humano.
Subject: Educação
Agressividade (Psicologia)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVT65
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho_final_p_s.pdf949.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.