Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P3S8F
Type: Monografias de Especialização
Title: Intervenções familiares e da escola para a promoção do desenvolvimento da criança portadora de DTA/H
Authors: Marisa Vieira Gomes
First Advisor: Maria Alice Moreira Lima
Abstract: Este trabalho tem como objeto de estudo as relações existentes, dentro do ambiente escolar, entre os professores, a família e a comunidade na qual a criança portadora de TDA/H está inserida. Pretendemos esclarecer e divulgar sobre o transtorno TDA/H para os profissionais da educação, pais e familiares, com o intuito de ajudar no trabalho pedagógico e contribuir para amenizar os problemas que aparecem na convivência com crianças portadoras de TDA/H no ambiente escolar, e os altos índices de abandono e de baixo desempenho escolar que este transtorno pode ocasionar. Esclarecer também o que caracteriza o transtorno e a importância de um diagnóstico e de um tratamento precoces, bem como os possíveis problemas que surgem nas relações e sua interferência no desempenho escolar, que podem dificultar o desenvolvimento, a comunicação e o relacionamento da criança portadora de TDA/H com os outros. O método adotado para realizar este estudo foi a coleta de dados feita através de questionários aplicados na Escola Infantil UMEI - J. Vitória, Região Nordeste de Belo Horizonte.
Subject: Crianças hiperativas
Educação
Rendimento escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P3S8F
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
plano_de_a__o___marisa___revisado.pdf476.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.