Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8LZR
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Sim. Princesas negras existem! |
Authors: | Edilene Perpétua Socorro Paulo |
First Advisor: | José Eustáquio de Brito |
First Referee: | Geise Pinheiro Pinto |
Abstract: | O presente trabalho consiste na sistematização e efetivação de um Plano de Ação Pedagógica voltado para abordar a temática étnico- racial com crianças de 5 e 6 anos em uma UMEI - Unidade Municipal de Educação Infantil - de Belo Horizonte. Foi elaborado partindo da análise reflexiva da minha trajetória pessoal (mulher, negra) e formação profissional (pedagoga, professora/educadora da educação infantil), problematizando com as referencias conceituais e conhecimentos adquiridos ao longo do curso de especialização do LASEB. Este projeto teve como objetivo dialogar com crianças pequenas sobre como se vêem e como vêem o outro em suas diferenças. Na busca de ressignificação da imagem e personificação de princesas negras/africanas, foram utilizados contos africanos como instrumentos de intervenção e desta forma auxiliar crianças a desenvolver símbolos próprios de auto reconhecimento, valorizando sua cultura, seu corpo, seu jeito de ser, contribuindo na construção de uma imagem positiva de si mesmo e do outro. |
Subject: | Negros Identidade racial Educação pre-escolar |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8LZR |
Issue Date: | 7-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc__produ__o_final_6_formatado_3.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.