Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9Q38
Type: Monografias de Especialização
Title: Identidade racial no Ensino Fundamental
Authors: Elvira de Fátima Geraldo
First Advisor: José Eustáquio de Brito
Abstract: O presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Dora Tomich Laender, que integra a rede de ensino da cidade de Belo Horizonte. Tem como objetivo verificar como a escola contribui no processo de construção da identidade racial nas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver esta pesquisaintervençãode cunho qualitativo, foram lidos autores como Freire (1987), Munanga(2005), Gomes (2005), entre outros. Constatamos que o ambiente escolar está repleto de práticas racistas e, neste contexto, podemos afirmar que o contexto escolar não promove a construção da identidade racial da criança negra devido à falta de conhecimento e interesse com relação a Lei 10639/03. O plano de ação aplicado na escola foi desenvolvido nos meses de outubro e novembro de 2011, pormeio de exibição de filme e atividades reflexivas sobre o continente africano e suas influências em nossa cultura.
Subject: Educação
Negros  Identidade racial
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9Q38
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
identidade_racial_no_ensino_fundamental.pdf6.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.