Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9Q38
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Identidade racial no Ensino Fundamental |
Authors: | Elvira de Fátima Geraldo |
First Advisor: | José Eustáquio de Brito |
Abstract: | O presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Dora Tomich Laender, que integra a rede de ensino da cidade de Belo Horizonte. Tem como objetivo verificar como a escola contribui no processo de construção da identidade racial nas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver esta pesquisaintervençãode cunho qualitativo, foram lidos autores como Freire (1987), Munanga(2005), Gomes (2005), entre outros. Constatamos que o ambiente escolar está repleto de práticas racistas e, neste contexto, podemos afirmar que o contexto escolar não promove a construção da identidade racial da criança negra devido à falta de conhecimento e interesse com relação a Lei 10639/03. O plano de ação aplicado na escola foi desenvolvido nos meses de outubro e novembro de 2011, pormeio de exibição de filme e atividades reflexivas sobre o continente africano e suas influências em nossa cultura. |
Subject: | Educação Negros Identidade racial |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P9Q38 |
Issue Date: | 7-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
identidade_racial_no_ensino_fundamental.pdf | 6.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.