Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAFN4
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A identidade racial através da literatura afro-brasileira |
Authors: | Elza Aparecida Geraldo Fonseca |
First Advisor: | José Eustáquio de Brito |
Abstract: | Este trabalho consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano de 2011, na Escola Municipal Antônia Ferreira, no bairro São João Batista, em uma turma de 3º ano do 1º ciclo de alunos com idade entre 8 e 9 anos. A partir da observação, análise e reflexão da minha prática pedagógica, relacionando-a e problematizando-a com as referências conceituais e conhecimentos adquiridos ao longo do curso de especialização, construí o Plano de Ação denominado: Identidade racial através da literatura afro-brasileira. Esse projeto teve como objetivo promover nos alunos o respeito pela diversidade étnico-racial, valorizando a cultura negra e a construção de uma identidade racial, despertando iniciativas positivas de si e do outro. Ele foi desenvolvido ao longo dos meses de outubro, novembro edezembro de 2011, por meio de atividades que consistiram em textosinformativos e reflexivos, literatura brasileira com a temática racial e literatura afro-brasileira, atividades lúdicas, entre elas as oficinas. Os resultados alcançados foram: um reconhecimento da identidade afro-brasileiro e um diálogo efetivo com os alunos sobre as relações étnico raciais. |
Subject: | Educação Negros Identidade racial Literatura Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAFN4 |
Issue Date: | 7-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a_identidade_racial_atrav_s_da_literatura_afro_brasileira.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.