Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEM7
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Jogos educativos no ensino e aprendizagem de operações com números inteiros
Autor(es): Luciene Marli de Rezende
Primeiro Orientador: Tania Aretuza Ambrizi Gebara
Primeiro membro da banca : Wagner Ahmad Auarek
Resumo: O trabalho descreve e analisa a intervenção pedagógica desenvolvida durante o primeiro semestre de 2012, em uma turma de 70Ano (6a série) do Ensino Fundamental, pertencente à Rede Municipal de Ensino de Congonhas-MG. O principal objetivo do trabalho foi refletir sobre o ensino e aprendizagem das operações com os números inteiros a partir da utilização de jogos educativos. Priorizou-se o uso de jogos em grupo como desencadeador da motivação e do desejo de aprender. Nota-se que os jogos favorecem a formação de atitudes imprescindíveis para a aprendizagem de Matemática estimulam o pensamento crítico, a tomada de decisão, a criação de estratégias, a criatividade e o cálculo mental, dentre outras. Além de acessível e barato, os materiais sugeridos proporcionam o resgate do prazer de aprender. Os resultados observados na aplicação dos jogos confirmam que, os jogos organizados a partir de uma sequência didática bem planejada, podem oferecer valiosa contribuição para o ensino de números inteiros.
Assunto: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEM7
Data do documento: 28-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogos_educativos_no_ensino_e_aprendizgem_de_opera__es_com_n_meros__inteiros.pdf2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.