Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QKFA4
Tipo: Monografias de Especialização
Título: As condições precárias e as funções múltiplas na atividade do professor denatação: um estudo de caso em uma instituição para portadores de deficiência
Autor(es): Claudio Patrus de Campos Bello
Flavia Aparecida Lima
Raoni Rocha Simoes
primer Tutor: Ada Avila Assuncao
primer Co-tutor: Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Raquel Guimarães Soares
Resumen: O presente estudo analisa o trabalho dos professores de natação do Centro de Referência Esportiva para Portadores de Deficiência (Crepd), identificando os constrangimentos a que os professores estão submetidos e os riscos presentes na situação de trabalho. Mostra o investimento desses profissionais para contornar as dificuldades enfrentadas na rotina de trabalho.A estrutura física do Crepd foiparcialmente adaptada para os 700 usuários semanais que dele usufruem. No entanto, a ausência de materiais para as atividades e a precariedade dos que ali existem, dificultam a atividade do professor de natação. O estudo ergonômico foi solicitado pelo coordenador do Crepd, buscando solucionar as queixas de lombalgia dos professores de natação. A incompatibilidade entre o exercício da missão nos moldes em que foi concebida e as precárias condições de trabalho são fatores comuns em todos os setores do Crepd. No entanto, o enfoque principal deste estudo é a atividade do professor de natação que une o maior número de determinantes e queixas coletadas, como será mostrado no decorrer deste documento. O estudo foi realizado entre maio de 2005 e março de 2006. Foram feitas observações e entrevistas simultâneas para a compreensão dos diferentes modos operatórios e das estratégias adotadas pelos professores para o cumprimento dastarefas, com registro das verbalizações espontâneas. Também foram realizadas observações sistemáticas para analisar detalhadamente as posturas adotadas, os equipamentos utilizados e as intercorrências durante a atividade. O trabalho foi acompanhado em dias e horários diferentes da jornada, tendo em vista a variabilidade das tarefas. Foi feito um acompanhamento de todos os profissionais envolvidos diretamente com o setor de natação: professores de natação, auxiliar e estagiários.
Asunto: Ergonomia
Natação
Deficientes físicos
Deficientes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QKFA4
Fecha del documento: 28-abr-2006
Aparece en las colecciones:Especialização em Ergonomia

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
espergonomia_claudiopatrus_flavialima_raonirocha_monografia.pdf4.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.