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http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QKFA4
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ada Avila Assuncao | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co2 | Raquel Guimarães Soares | pt_BR |
dc.creator | Claudio Patrus de Campos Bello | pt_BR |
dc.creator | Flavia Aparecida Lima | pt_BR |
dc.creator | Raoni Rocha Simoes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T22:29:55Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T22:29:55Z | - |
dc.date.issued | 2006-04-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QKFA4 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo analisa o trabalho dos professores de natação do Centro de Referência Esportiva para Portadores de Deficiência (Crepd), identificando os constrangimentos a que os professores estão submetidos e os riscos presentes na situação de trabalho. Mostra o investimento desses profissionais para contornar as dificuldades enfrentadas na rotina de trabalho.A estrutura física do Crepd foiparcialmente adaptada para os 700 usuários semanais que dele usufruem. No entanto, a ausência de materiais para as atividades e a precariedade dos que ali existem, dificultam a atividade do professor de natação. O estudo ergonômico foi solicitado pelo coordenador do Crepd, buscando solucionar as queixas de lombalgia dos professores de natação. A incompatibilidade entre o exercício da missão nos moldes em que foi concebida e as precárias condições de trabalho são fatores comuns em todos os setores do Crepd. No entanto, o enfoque principal deste estudo é a atividade do professor de natação que une o maior número de determinantes e queixas coletadas, como será mostrado no decorrer deste documento. O estudo foi realizado entre maio de 2005 e março de 2006. Foram feitas observações e entrevistas simultâneas para a compreensão dos diferentes modos operatórios e das estratégias adotadas pelos professores para o cumprimento dastarefas, com registro das verbalizações espontâneas. Também foram realizadas observações sistemáticas para analisar detalhadamente as posturas adotadas, os equipamentos utilizados e as intercorrências durante a atividade. O trabalho foi acompanhado em dias e horários diferentes da jornada, tendo em vista a variabilidade das tarefas. Foi feito um acompanhamento de todos os profissionais envolvidos diretamente com o setor de natação: professores de natação, auxiliar e estagiários. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject.other | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject.other | Natação | pt_BR |
dc.subject.other | Deficientes físicos | pt_BR |
dc.subject.other | Deficientes | pt_BR |
dc.title | As condições precárias e as funções múltiplas na atividade do professor denatação: um estudo de caso em uma instituição para portadores de deficiência | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ergonomia |
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