Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFTM
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O uso dos blocos lógicos para a resolução de problemas na Educação Infantil |
Authors: | Adriana Abranches Quirino |
First Advisor: | Vanessa Sena Tomaz |
Abstract: | O presente trabalho apresenta uma contribuição para a discussão do ensino e da aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. Trata-se do relato de um plano de ação desenvolvido com crianças de cinco a seis anos de idade em uma escola da rede de ensino Belo Horizonte. O principal objetivo do plano de ação era analisar quais contribuições o trabalho com a perspectiva metodológica da Resolução de Problemas, mediada pelo o uso do material manipulativo, blocos lógicos, pode trazer à aprendizagem das noções matemáticas relativas a números, medidas e geometria. O plano de ação fundamenta-se em alguns estudos teóricos que defendem que ao desenvolver uma proposta de ensino, com referência na Resolução de Problemas, é preciso valorizar os processos de pensamentos utilizados pela criança, verificando ecompreendendo suas estratégias de resolução. Considera-se, também, que os materiais manipulativos podem ser mediadores da aprendizagem, na medida em que estiverem atrelados a objetivos bem definidos sobre a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Em particular a proposta analisada neste trabalho mostra uma perspectiva de uso dos blocos lógicos em relação ao uso que tradicionalmente tem sido feito na Educação Infantil. Os resultados obtidos revelam que o uso dos blocos lógicos, como mediador da aprendizagem no contexto da Resolução de Problemas, favorece uma maior interação entre as crianças, proporcionando a elas a reflexão das estratégias utilizadas para resolver os problemas, o que contribui para a construção de novos conhecimentos matemáticos. Os resultados mostram ainda que é possível lançar mão dos blocos lógicos paraexplorar outros conceitos matemáticos, ultrapassando a simples associação desse material à classificação e nomeação das formas geométricas. |
Subject: | Matematica Estudo e ensino Educação pre-escolar |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFTM |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
uso_dos_blocos_l_gicos_para_resolu__o_de_problemas_na_edua__o_infantil.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.