Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMJY7
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O jogo de fatos de adição como ferramenta para o ensino da multiplicação no 6º ano |
Authors: | Andrea Gomes Teixeira |
First Advisor: | Ana Rafaela Correia Ferreira |
First Referee: | Paula Resende Adelino |
Abstract: | Este estudo apresenta considerações acerca do uso do jogo Mais um, menos um; mais dez, menos dez com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Esse jogo foi trabalhado com o objetivo de contribuir para o processo de memorização dos fatos fundamentais da multiplicação. O trabalho foi realizado em uma turma de 2° ciclo de uma escola pública municipal de Belo Horizonte MG. Através do jogo matemático, verificamos as potencialidades dos estudantes criarem estratégias, desenvolver habilidades mentais e procurar resultados em momentos de brincadeira e prazer. As discussões de pontos de vista diferentes em relação aos colegas, conseguir aguardar sua vez, respeitar o erro do outro e admitir o seu, foi importante e essencial para o desenvolvimento deste trabalho. Aplicamos o jogo com o objetivo de facilitar o entendimento do processo de multiplicação. No entanto, concluímos também que, com o apoio de uma brincadeira, podemos tornar a Matemática uma disciplina mais rica e estimulante, além de fortalecer os laços de amizade em sala de aula e desenvolver atitudes construtiva dos estudantes. |
Subject: | Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMJY7 |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
trabalho_pdf.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.