Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMLQQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Rafaela Correia Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Manuela Martins Soares Davidpt_BR
dc.creatorDenise Stehling Caçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T17:41:40Z-
dc.date.available2019-08-11T17:41:40Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMLQQ-
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de uma investigação em Educação Matemática e surgiu especificamente de uma preocupação ao receber em minha classe uma aluna com deficiência intelectual. Enquanto educadora, sempre tive interesse nessa área, mas agora minha prática precisava ser revista. Apenas meu interesse não iria resolver nem garantir uma aprendizagem eficiente para minha nova aluna, Lorena. A partir desse desejo, direcionei o foco deste estudo, para a seguinte questão de pesquisa: Como o uso de material manipulativo, baseados nos processos mentais básicos para a aprendizagem da matemática, pode contribuir para a construção de noções e ideias sobre o conceito de número em uma aluna com deficiência intelectual? Em busca de respostas, me baseei nos estudos de Piaget apud Kamii (1985), Oliveira (1997), Lorenzato (2011) e Fayol (2012). A perspectiva sociocultural do ensino de matemática foi predominante nessa análise, como também o conceito de práticas de numeramento para descobrir o que a aluna estabeleceu na sua leitura de mundo, o que ela adquiriu de competências matemáticas e o que construiu mentalmente nesses anos de escolarização sobre a noção e o conceito de número.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetências Matemáticas Noção de Número Deficiência Intelectualpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherNumeraçãopt_BR
dc.titleAquisição de habilidades matemáticas na construção do conceito de número por uma aluna com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
acpp_denise_stehling.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.