Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMLQQ
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Aquisição de habilidades matemáticas na construção do conceito de número por uma aluna com deficiência intelectual |
Authors: | Denise Stehling Cação |
First Advisor: | Ana Rafaela Correia Ferreira |
First Referee: | Maria Manuela Martins Soares David |
Abstract: | Este trabalho é fruto de uma investigação em Educação Matemática e surgiu especificamente de uma preocupação ao receber em minha classe uma aluna com deficiência intelectual. Enquanto educadora, sempre tive interesse nessa área, mas agora minha prática precisava ser revista. Apenas meu interesse não iria resolver nem garantir uma aprendizagem eficiente para minha nova aluna, Lorena. A partir desse desejo, direcionei o foco deste estudo, para a seguinte questão de pesquisa: Como o uso de material manipulativo, baseados nos processos mentais básicos para a aprendizagem da matemática, pode contribuir para a construção de noções e ideias sobre o conceito de número em uma aluna com deficiência intelectual? Em busca de respostas, me baseei nos estudos de Piaget apud Kamii (1985), Oliveira (1997), Lorenzato (2011) e Fayol (2012). A perspectiva sociocultural do ensino de matemática foi predominante nessa análise, como também o conceito de práticas de numeramento para descobrir o que a aluna estabeleceu na sua leitura de mundo, o que ela adquiriu de competências matemáticas e o que construiu mentalmente nesses anos de escolarização sobre a noção e o conceito de número. |
Subject: | Educação Matematica Estudo e ensino Numeração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMLQQ |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
acpp_denise_stehling.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.