Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCXC
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O sistema de numeração decimal
Autor(es): Eunice Dulcinéia dos Santos Vieira
primer Tutor: Maria Manuela Martins Soares David
primer miembro del tribunal : Paula Resende Adelino
Resumen: O presente trabalho apresenta um plano de ação desenvolvido com um grupo de alunos do 2º ciclo do ensino fundamental, cuja característica em comum é a dificuldade de aprendizagem matemática. Acreditamos que para o aluno realizar cálculos e desenvolver seus saberes matemáticos é mister conhecer e apreender o Sistema de Numeração Decimal, pois crianças que não compreendem esse sistema de numeração na base 10 são apenas treinadas a memorizar uma série de passos para chegar aos resultados, o que não é a garantia da aprendizagem. Nesse sentido, foi proposto um trabalho com manipulação de materiais concretos, dentre eles, o Ábaco, Material Dourado e dinheiro de brinquedo, oportunizando a esse grupo de alunos a discussão, investigação, compreensão e o registro escrito de todoo processo de descobertas e aprendizagem da estrutura do Sistema de Numeração Decimal. Foi possível constatar que após a intervenção pedagógica as crianças entenderam essa estruturação e, com a ação mental estimulada, passaram a demonstrar a aquisição de competência para cálculos e facilidade na compreensão dos conceitos matemáticos.
Asunto: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Sistema decimal
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQCXC
Fecha del documento: 14-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
o_sistema_de_numera__o_decimal.pdf9.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.